por Rafael Emiliano
O São Paulo busca neste domingo (24) o inédito título da Copa do Brasil contra o Flamengo. E, para isso, pode ter a ajuda de um talismã importante: o estádio do Morumbi. Por dez vezes na história o Tricolor disputou uma final em sua casa depois de realizar o primeiro jogo em outro local. Em só três oportunidades acabou deixando o título escapar diante de sua torcida.
Além disso, uma situação em específico não consta na lista, mas entra para a conta: a final do Campeonato Brasileiro de 1989. Na ocasião, o Vasco, dono da melhor campanha, pôde escolher onde jogar a primeira partida. Caso vencesse o jogo, já saía campeão. E assim aconteceu, com o 1 a 0 de gol marcado pelo Sorato.
O Brasileirão também machucou os corações tricolores em 1981, quando o Grêmio, mesmo com a vantagem do primeiro jogo em Porto Alegre (RS) acabou batendo o dono do Morumbi em sua casa por 1 a 0, gol do centroavante Baltazar.
Em 2006 o algoz são-paulino foi o Boca, que também venceu os dois jogos da Recopa Sul-Americana, em jogo marcado pela atitude do então goleiro Rogério Ceni, que jogou sua medalha de vice para a torcida no Morumbi.
Mas a mais dolorida das derrotas no Cícero Pompeu de Toledo aconteceu em 1994. Na ocasião, depois de perder na Argentina por 1 a 0, o Tricolor até conseguiu reverter o mesmo placar na volta, diante de sua torcida, mas nos pênaltis Palhinha perdeu o seu pênalti e o Vélez festejou a conquista da Copa Libertadores, impedindo o almejado tricontinental do time de Telê Santana e encerrando um dos períodos mais vitoriosos da história são-paulina.
Como você, nobre leitor, já deve ter notado, a lista exclui todas as decisões com rivais estaduais em que os dois jogos ocorreram no Morumbi ou que, mesmo com final em jogo único, não se cogitou a realização da partida dem outro palco que não a casa são-paulina. Ou seja, nada de Corinthians na lista por anos como 1982, 1983 e 1990...
Confira as sete vezes que o São Paulo decidiu e venceu no Morumbi depois de jogar a primeira em outro estádio:
Newell's - 1992
Copa Libertadores
Flamengo - 1993
Supercopa Libertadores
Botafogo-RJ - 2001
Torneio Rio-São Paulo
Ituano - 2002
Supercampeonato Paulista
Atlético-PR - 2005
Copa Libertadores
Tigre - 2012
Copa Sul-Americana
Palmeiras - 2021
Campeonato Paulista
0 Comentários