Destaques

6/recent/ticker-posts

A vida sem Calleri: Dorival pode insistir em James de falso 9 para acelerar integração de colombiano

James antes da partida contra o Botafogo (Rubens Chiri/SPFC)

por Rafael Emiliano

O AVANTE MEU TRICOLOR foi um dos primeiros veículos que cobrem o cotidiano do São Paulo, especializado no clube ou não, a trazer a informação de que James Rodríguez seria titular no duelo contra o Vasco no último sábado (7), em São Januário, atuando como um falso 9 no esquema com Lucas flutuando de ponta de lança na linha entre o meio-campo e ataque.

Pois bem, apesar do empate sem gols (muito motivado pela perda de um pênalti por Wellington Rato), o desempenho do astro colombiano parece ter agradado o técnico Dorival Júnior. E agora, com a operação de Calleri, centroavante titular absoluto, que só deverá voltar aos trabalhos na pré-temporada de 2024, a vaga no time titular parece ter caído no colo de James.

Fontes ouvidas pelo AMT desde que a operação de Calleri foi anunciada pelo Tricolor apontam que a ideia da comissão técnica é insistir com o colombiano na função que atuou no Rio de Janeiro (RJ). Na avaliação de Dorival jogando como a última peça da última linha de campo, James tem maiores chances de readquirir ritmo de jogo e se entrosar com o restante dos companheiros mais cedo. 

Isso porque sem funções defensivas, James conseguiria se comunicar melhor com as outras peças ofensivas, como Lucas Moura e Rato.

Não é necessariamente uma novidade para o colombiano atuar nessa função. Fez exatamente esse papel na seleção de seu país desde 2014. E chegou a ser o falso 9 de alguns de seus últimos clubes em partidas específicas, como Bayern de Munique e Olympiakos.

Há outros fatores que auxiliam na escolha de James para a vaga: os concorrentes. Erison, que deve ser titular no próximo jogo são-paulino, dia 18 (quarta-feira), contra o Goiás, fora de casa, tem a mesma situação de David. Ambos estão emprestados por Botafogo e Internacional, respectivamente, e ambos os clubes não querem discutir com o Tricolor uma redução dos valores estabelecidos para a compra.

Outra opção é Alexandre Pato, que na visão de Dorival continua longe da forma física ideal e, portanto, ocuparia hoje o último lugar da lista de opções para ocupar a vaga.

Assim como Erison e David, Pato tem contrato somente até o final do ano. Na avaliação da diretoria o momento da temporada é de planejar 2024. E, por isso, a prioridade será dada aos jogadores que provavelmente estarão à disposição para a próxima temporada.

Com isso, a concorrência real de James é de dois nomes: Luciano e Juan. O primeiro dá certa margem favorável ao colombiano pelo fato de sempre se recusar a jogar de centroavante. Não gosta, prefere exercer a função que hoje é de Lucas. E por isso acabou no banco de reservas.

O segundo, cria das categorias de base, conta com o apoio de Dorival, que o coloca constantemente nos jogos. Falta o mesmo apoio das arquibancadas, quase sempre impacientes com os erros da cria de Cotia que, com tanta concorrência, deve continua no posto de opção de segundo tempo.

Postar um comentário

0 Comentários