por Rafael Emiliano
O São Paulo chegou aos 38 pontos da classificação do Campeonato Brasileiro. Abriu uma vantagem de oito para o Vasco, atual 17º colocado, o primeiro a ocupar a temida zona de rebaixamento. Mas isso significa que o Tricolor esteja em situação extremamente resolvida? Longe disso...
Os cálculos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontam um risco atual de 1,7% de queda para o clube do Morumbi. Mas, via de regra, números são frios e não exemplificam situações com ampla margem de possibilidades. E a pior delas para o São Paulo vem da tabela do Brasileirão.
Para quem esperava férias e janela de contratações antecipadas, muito motivados pelo discurso dos dirigentes tricolores, a realidade bate a porta e lembra da pior maneira: a temporada não acabou. E reserva nesta semana mais uma decisão para o São Paulo para a temporada.
Não é força de expressão: quarta-feira (25), contra o Palmeiras, e domingo (29), ante o Athletico-PR, o Tricolor decide de vez sua situação na principal competição nacional.
A começar pelo básico, os dois jogos são fora de casa. E sempre é preciso enfatizar a pífia campanha são-paulina longe do Morumbi: ainda não venceu, com sete derrotas e seis empates em 13 partidas disputadas.
Não fosse só isso, há o retrospecto. Mesmo eliminando dois anos seguidos o rival verde da Copa do Brasil, é notório que o desempenho são-paulino na arena adversária deixa a desejar. Fora o campo do Furacão, outro lugar de famigerada dificuldade aos são-paulinos.
Como se não bastasse, há o fator grama sintética. O São Paulo é quase como uma voz solitária contra o uso do artefato artificial no futebol brasileiro, acusando-o de causar contusões em seus jogadores e reclamando da ambientação do elenco ao piso. E as duas arenas onde jogará possuem o tal 'tapetinho'.
E aí voltamos para a matemátioca. Afinal, sabemos que, caso dê tudo errado, o Tricolor pode terminar com apenas dois pontos de vantagem para o temido Z-4 após esses jogos. E aí certamemnte o índice da UFMG crescerá e muito.
Para quem já imagina estar de férias e com reforços chegando, é bom abrir o olho. E confiar que o São Paulo da Copa do Brasil, que passeou nas decisões com sobriedade e confiança, dê de uma vez por todas as caras no Brasileirão...
0 Comentários