por Rafael Emiliano
A diretoria do São Paulo chegou a um acordo na quinta-feira (19) com o Bragantino e agora está com caminho aberto para anunciar oficialmente a New Balance como sua nova fornecedora de material esportivo pelos próximos três anos.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Calma, a gente explica...
Acontece que para poder acertar com o Tricolor, a New Balance atendeu a exigência do São Paulo de atender exclusivamente o clube do Morumbi. E por isso encaminhou a rescisão com o Bragantino, clube com quem tem contrato vigente.
O time do interior então pediu para a empresa se seria possível que o contrato então fosse mantido por pelo menos o próximo Campeonato Paulista, ganhando assim tempo hábil de encontrar uma substituta para lhe fornecer os uniformes.
O caso foi levado ao São Paulo, que atendeu o apelo do Bragantino e aceitou o prazo de três mesews em que a New Balance vai atender os dois clubes simultaneamente. Depois, ela será exclusiva do Tricolor.
Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR revelou no início de setembro, São Paulo e New Balance fecharam um acordo com três anos de duração.
O acordo, apesar de encaminhado, será anunciado de forma oficial somente no final do ano, por questões contratuais do clube do Morumbi com a Adidas, suas atual fornecedora de material esportivo, cujo vínculo se encerra no final deste ano.
O AMT descobriu com fontes da cúpula são-paulina alguns detalhes do acordo entre as partes. O Tricolor, por exemplo, vai ganhar cerca de 25% a mais com a empresa estadunidense em relação ao que fatura atualmente com a multinacional alemã.
Fora isso, o acordo entre São Paulo e New Balance prevê a reforma total em até três meses de uma mega loja conceito no estádio do Morumbi, que funcionará de domingo a domingo.
No restante do varejo brasileiro, além da rede São Paulo Mania, formada por franqueados, o próprio Tricolor e a New Balance serão sócios em uma nova cadeia de lojas com nome ainda a ser definido que serão inauguradas em diversos shoppings ao redor do país.
A principal novidade aqui será o suporte que a New Balance dará à grife SAO. Criada pelo presidente Julio Casares na década de 2000, ela foi resgatada agora e terá sua produção ampliada. Consiste na criação de produtos formais com as cores e marca do São Paulo. Diferente de quando surgiu, contudo, o olhar agora é geral e não apenas no chamado 'mercado de luxo'.
Todos os passos entre São Paulo e a New Balance são dados de forma sigilosa. Isso porque, segundo a reportagem do AMT apurou, a Adidas, atual fornecedora do clube do Morumbi, tem planos de exercer o direito que lhe cabe no atual contrato, que vai até o final do ano, e cobrir qualquer proposta que apareça para se manter no Tricolor.
Mesmo com a sombra da Adidas, que desde as contratações de James Rodríguez e Lucas sinalizou ao Tricolor que melhoraria vários aspectos do atual contrato, a New Balance é a favorita da diretoria são-paulina para vestir o clube. O novo modelo daas camisas para 2024, inclusive já teria sido até mesmo aprovado em apresentações secretas realizadas a Julio Casares e seus diretores no Morumbi.
Desde maio o Tricolor vem negociando com a marca estadunidense. O acordo verbal foi selado pelas partes após a New Balance aceitar a condição imposta pelo São Paulo, de ser exclusiva do clube no Brasil. Uma multa será paga ao Bragantino, a outra equipe vestida pela marca, pelo rompimento do contrato.
O acerto entre São Paulo e New Balance não é necessariamente uma novidade pelos lados do Morumbi. A marca dos EUA era a favorita absoluta para entrar no lugar da Adidas, já que Puma e Umbro, outras que sondaram o clube, possuem cláusulas de exclusividade com Palmeiras e Santos, respectivamente, com multas consideradas bem altas.
É também o caso da New Balance, que possui o mesmo tipo de contrato com o Bragantino, com quem mantém contrato desde o ano passado. Porém dois movimentos ajudam o Tricolor no acerto. Primeiro a multa a ser paga pelos estadunidenses é bem mais baixa que as das outras marcas. Depois que a própria empresa tem interesse em ter o São Paulo como seu principal' player' no mercado brasileiro.
Segundo o portal 'Mantos do Futebol', desde o início do ano a New Balance passou a ser operada no Brasil pela Dass, marca que também possui a licença da Umbro e da Fila, e com isso, decidiu ampliar a sua presença no futebol brasileiro.
Aos poucos, essa penetração vem acontecendo com o patrocínio individual de atletas. No próprio São Paulo o meia Rodrigo Nestor é um dos apoiados pela marca.
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