por Rafael Emiliano
Se a derrota para o Goiás na quarta-feira (18) fez despertar sentimentos de desconfiança à torcida do São Paulo, neste sábado (21), o time de Dorival Júnior mostrou que conta com dois importantes expoentes para deixar claro que a palavra rebaixamento não é um problema para o Tricolor: o estádio do Morumbi e o meia James Rodríguez.
Pois foi com a habitual força da torcida em sua casa e uma jogada de extrema qualidade do astro colombiano que o time são-paulino conseguiu sair de campo nesta 28ª rodada com a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, ampliando a vantagem para a temida zona da degola.
Depois de chamar a atenção de todo um continente com as duas boas atuações pela seleção de seu país, era esperado que James voltasse ao São Paulo com a moral. Importante para um jogador desse quilate que começava a encontrar se não cobrança, questionamentos dos tricolores.
Pois bem, Dorival Júnior não quis inovar desta vez. Promoveu três alterações no time titular por vontade própria, sendo uma delas a entrada do camisa 19 na posição onde brilhou para o mundo, de meia-armador.
Pois bem, em um 4-4-2 clássico, com Lucas e David formando o ataque (sim, essa foi a grande novidade do dia) e Michel Araujo substituindo Alisson, o São Paulo melhorou muito a qualidade do seu jogo se comparado ao que foi visto em Goiânia (GO).
Muito mais à vontade, James brilhava, tirando passes dignos de um craque para encontrar companheiros livres e quebrar a marcação gremista. Mas os holofotes viraram de vez para ele aos 20 minutos do primeiro tempo.
Após uma jogada de profundidade na área (iniciada por ele) e uma reclamação de pênalti não marcado,o colombiano cobrou o escanteio de forma magistral e literalmente colocou a bola na cabeça de Michel Araujo, que estava livre na área, subir e testar às redes para abrir o placar.
Foi um jogo de extrema facilidade do São Paulo, que dominou as ações em campo, controlando a posse e desta vez acertando os passes.
Mas nem tudo, é claro, foram flores para o Tricolor. Com David de centroavante, a mobilidade ofensiva até melhorou bastante em relação ao duelo com o Goiás. Mas a objetividade continuou baixa. Era um time que criava bastante, mas seguia sem conseguir finalizar.
Sorte do São Paulo que o Grêmio estava completamente nulo em campo. E que conta com James Rodríguez. Aos 22 minutos do segundo tempo, o astro brilhou de novo. Em jogada de contra-ataque ele acaba sofrendo a falta. Mas se levanta, recebe o passe de Alisson, que ficou com a sobra, e deu um passo estupendo para Pablo Maia, que invadiu a área, cortou a marcação e finalizou com classe para marcar o segundo tento do dia.
Ainda teve tempo para Luciano, nos acréscimos, aproveitar um erro na saída de jogo da defesa do Grêmio, entrar sozinho na área e encher o pé na saída do goleiro para sacramentar as coisas.
Se fora de casa as coisas simplesmente não funcionam, no Morumbi o São Paulo faz justiça ao apelido de Campeão de Tudo. E sai com um resultado que o deixa com 38 pontos, temporariamente na décima colocação da classificação.
O duro é que agora a tabela reserva para a próxima quarta-feira (25), às 20h (de Brasília), o clássico contra o rival Palmeiras, na arena deles. Quem sabe jogando na mesma cidade o Tricolor não ganhe a inspiração necessária para, enfim, mostrar que longe de seus domínios também pode oferecer perigo...
0 Comentários