O São Paulo é o primeiro dos quatro grandes clubes paulistas a assinar um acordo para utilizar o Pacaembu, fechado para reformas desde 2019, quando foi passado para administração da iniciativa privada na gestão municipal da capital de Bruno Covas (PSDB).
A reinauguração do mais tradicional palco do futebol paulistano ainda não tem data para acontecer. A FPF (Federação Paulista de Futebol) aguarda para janeiro, visto que Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade, disse na última quinta-feira (16), durante o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista do ano que vem, que o estádio está definido como a sede da final da edição 2024 da Copa São Paulo de futebol júnior.
A informação de que o Tricolor já se acertou com a Allegra, responsável pelo Pacaembu pelos próximos 35 anos, foi dada em primeira mão pela 'ESPN'. Segundo o jornalista Eduardo Affonso, da emissora, o pacote seria de dez jogos.
O AVANTE MEU TRICOLOR apurou com fontes da diretoria são-paulina que existem mais cinco jogos pré-acordados no acordo. Ou seja, até 15 jogos do São Paulo em 2024 poderão ocorrer no Pacaembu.
O número é justificável por conta da agenda de shows que a diretoria tricolor já tem acertada para 2024 em sua casa. O AVANTE MEU TRICOLOR apurou que são 27 espetáculos musicais já definidos no calendário para que ocorram no Cícero Pompeu de Toledo. O último acertado é da banda estadunidense de heavy metal Metallica, que acontecerá nos dias 14 e 16 de novembro.
Até o momento, somente o São Paulo tem acordo para usar o Pacaembu. O Palmeiras, também constantemente 'desalojado' de seu estádio por conta de shows, tem como opção a Arena Barueri, arrendada por Leila Pereira, sua presidente. O Corinthians, por sua vez, sofre com a falta de eventos em sua arena em Itaquera, na zona leste paulistana.
A opção mais concreta de uso do Pacaembu seria do Santos, mas a atual diretoria do Peixe entrou em atrito com a Allegra. Isso porque o clube litorâneo foi concorrente na licitação de privatização, mas acabou preterido. Depois, tentou acordo de gestão compartilhada do espaço, o que foi recusado.
Prestes a fechar a Vila Belmiro, que passará por reforma para se transformar em arena, o Peixe tem acordo com o São Paulo para usar o Morumbi já a partir de 2024.
Neste ano, jogar na casa dos rivais foi a solução do Tricolor quando o Morumbi esteve fechado para shows. O clube usou a arena do rival alviverde no primeiro trimestre e recentemente usou a Vila Belmiro como parte do processo para aluguel futuro de sua casa.
Jogar no Pacaembu não é algo estranho ao São Paulo. O local é o segundo estádio em que o clube mais atuou na história, com 1.038 partidas realizadas, somando 571 vitórias, 229 empates e 238 derrotas. São incríveis 62,36% de aproveitamento, com 2.232 gols marcados e 1.276 sofridos. Os números são da 'SPFCpédia'.
A última vez que o Tricolor atuou no palco foi em 5 de outubro de 2019, quando venceu o Fortaleza por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.
O 'novo Pacaembu' sofrerá mudanças estruturais profundas. O setor tradicionalmente chamado de 'tobogã', um lance de arquibancadas erguido pelo então prefeito Paulo Maluf em 1970 atrás de um dos gols para aumentar a capacidade, foi demolido. No local foi construído um prédio administrativo para realização de eventos. O gramado também foi mudado. Sai a grama natural e entra o polêmico piso artificial, tão criticado pelo próprio São Paulo.
AJUDE O AVANTE MEU TRICOLOR A CRESCER AINDA MAIS
Você já segue o AVANTE MEU TRICOLOR nas redes sociais? Acompanhe o nosso trabalho:
Facebook
http://facebook.com/avantemtspfc
Instagram
http://instagram.com/avantemt_spfc
Nosso grupo no Telegram
http://t.me/avantemeutricolor
Nosso canal no YouTube
@AvanteMeuTricolorSPFC
COLABORE COM NOSSO PROJETO, AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE:
PIX: avantemt.spfc@gmail.com
Contato para parcerias e publis: avantemt.spfc@gmail.com
0 Comentários