Se os planos do São Paulo logo após a conquista da Copa do Brasil começaram a ser desenhados, agora os traços vão ganhando uma cara mais definitiva com a parcial definição de como funcionarão nos calendários brasileiro e sul-americano para o futebol em 2024.
Após a CBF sacramentar as datas para início dos campeonatos estaduais do ano que vem no dia 21 de janeiro e, principalmente, a disputa a Supercopa do Brasil em 3 de fevereiro, diretoria e comissão técnica esperam bater o martelo até semana que vem sobre um assunto que andava sendo cozinhado em banho-maria no Morumbi: onde será realizada a pré-temporada.
Os motivos para a indefinição são mais culpa alheia que do próprio São Paulo. Senão vejamos: CBF e Conmebol divergiam sobre uma questão primordial. A entidade máxima do futebol brasileiro decidiu não seguir a recomendação de sua par continental de parar o Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa América, que ano que vem será disputada nos EUA.
A CBF alega que, desta forma, faltam datas para completar assim o Brasileirão. E que no acordado com os clubes já havia definido que pararia sua principal competição do calendário nas Datas Fifas para as Eliminatórias à Copa do Mundo de 2026.
Chegou-se a um meio termo. Inútil para o São Paulo: o Brasileirão parará nas datas de jogos da Seleção Brasileira e também a final do torneio continental. Inútil porque caso tenha jogadores convocados (e provavelmente nenhum deles será para a Seleção Brasileira), o clube não pode simplesmente tê-los nos dias em que não estarão jogando a Copa América. É muito mais um jogo de cena da Conmebol para evitar dividir atenções da sua competição.
MAS AFINAL, O QUE ISSO TEM A VER COM SPFC NOS EUA?
Calma prezado leitor, tem tudo a ver. Isso porque o São Paulo esperava por uma definição da CBF para definir o que fará com seu futuro.
A informação não é nova. O AVANTE MEU TRICOLOR revelou no final de outubro os planos da diretoria tricolor após o convite recebido por empresários ligados aos dois principais times da MLS (principal liga estadunidense de futebol) da Florida: Inter Miami (turbinado pela presença de Lionel Messi) e Orlando City.
A reportagem apurou que os magnatas estadunidenses queriam fazer uma edição mais inchada da Flórida Cup, competição até então ligada ao Grupo Disney por meio da ESPN e que teve a participação do São Paulo em duas edições (2017 - esta terminou campeão sobre o rival Corinthians - e 2019).
O plano era o de fazer dois grupos de quatro equipes, com a presença de duas franquias da MLS, dois brasileiros (além do Tricolor, o Flamengo foi o outro convidado), dois argentinos (a dupla Boca e River Plate) e dois europeus (o Barcelona chegou a ser cogitado). Uma competição de quase 15 dias, com todo o custeio pago.
De imediato, os argentinos e europeus recusaram por incompatibilidade de datas. Com só os brasileiros na parada, cogitou-se um quadrangular entre os times da Flórida, São Paulo e o rival da Gávea. Mas a demora na definição do calendário da CBF melou os planos. A tendência é que aconteça dois amistosos mesmo entre o Tricolor e os adversários estadunidenses.
Agora, sabe-se que os estaduais começarão no dia 21 de janeiro, o que deixa os dias 10 e 14 do primeiro mês de 2024 livres para amistosos. Não que fosse necessariamente uma preocupação pelos lados do Morumbi. O técnico Dorival Júnior conversa com a diretoria para planejar o início do ano até a prioridade absoluta do dia 3 de fevereiro, quando será jogada a Supercopa do Brasil. Prioridade porque o Tricolor quer manter a alcunha de 'campeão de tudo' ganhando um título inédito na sua galeria. Além disso, a expectativa aumentou por conta da possibilidade do duelo ser disputado com o rival Palmeiras, que assumiu a liderança do Brasileirão.
Por isso, independente de EUA, Dorival já quebrava a cabeça para definir como serão as prováveis três primeiras rodadas do Estadual. E considera usar um time misto de reservas e juniores (incluindo aí contundidos que estarão recuperados, como Galoppo e Igor Vinícius), deixando as principais peças se concentrando para a disputa do título nacional, no CT da Barra Funda ou EUA.
TODOS OS JOGOS DO SÃO PAULO NOS EUA
AJUDE O AVANTE MEU TRICOLOR A CRESCER AINDA MAIS
Você já segue o AVANTE MEU TRICOLOR nas redes sociais? Acompanhe o nosso trabalho:
Facebook
http://facebook.com/avantemtspfc
Instagram
http://instagram.com/avantemt_spfc
Nosso grupo no Telegram
http://t.me/avantemeutricolor
Nosso canal no YouTube
@AvanteMeuTricolorSPFC
COLABORE COM NOSSO PROJETO, AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE:
PIX: avantemt.spfc@gmail.com
Contato para parcerias e publis: avantemt.spfc@gmail.com
0 Comentários