Leandro na icônica imagem sobre a trave do Morumbi após o título (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net) |
MARCIO MONTEIRO
@Marcio_oretorno
O São Paulo conquistava, há exatos 17 anos, seu primeiro título brasileiro da era dos pontos corridos, o seu tetracampeonato nacional da história. O Tricolor foi campeão já em 19 de novembro de 2006, com duas rodadas de antecedência, após empate com o ainda Atlético-PR (sem o H) por 1 a 1, no Morumbi.
O gol são-paulino foi marcado pelo zagueirão Fabão. O beque aproveitou, logo aos 25 minutos de jogo, cobrança de falta venenosa de Souza pela esquerda e escorou para abrir o placar ao time da casa. O CAP empatou no segundo tempo com Cristian.
O Tricolor chegava aos 74 pontos na competição e não poderia mais ser alcançado pelo segundo colocado Internacional. Como ainda tinha que esperar o jogo do Colorado acabar, o Morumbi aguardou por cerca de dez minutos até a confirmação do título. Após 1977, 1986 e 1991, o clube chegava ao tetra nacional.
Fabão comemora após marcar o gol que daria o título ao Tricolor
|
"Sabíamos que o Inter estava com dez jogadores (Ceará foi expulso), estava 1 a 0 o jogo. Mas para não correr o risco de passar por um constrangimento no final, por precaução, esperamos até o final da partida do Inter", explicou Rogério Ceni sobre a festa tímida logo que acabou o jogo no estádio na época.
Como a taça oficial ainda não havia sido entregue, o São Paulo encomendou um troféu de 1,15 m, entregue a Rogério, que ergueu a primeira das três seguidas que estariam por vir. O goleiro ainda profetizou após a conquista.
"Talvez hoje não seja tão lembrada como 1992 e 1993, porque o tempo faz você ser valorizado. Mas talvez daqui 10 anos. Isso é bom para a história do clube", disse. Sim, capitão, cá estamos nós 17 anos depois relembrando aquela espetacular geração que deu tantas alegrias ao Tricolor.
O título vinha após um 2005 espetacular, com títulos do Paulistão, Libertadores e Mundial. Em 2006, o Tricolor fez também um grande ano, mas acumulava os vice-campeonatos no Estadual, Liberta e Recopa Sul-Americana. O Brasileirão ‘salvou o ano’, como disse o ídolo Mineiro à época.
"Foi o campeonato que nos restou este ano. Chegamos sempre em vice e o grupo se empenhou por esse título", declarou o autor do gol do título do Mundial de Clubes de 2005.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 ATLÉTICO-PR
CAMPEONATO BRASILEIRO – 36ª RODADA
Data: 19 de novembro de 2006
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Público pagante: 68.237
Renda: R$ 684.733,00
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Márcio Santiago (MG)
Cartões amarelos: Erandir (A), Gustavo (A), Marcos Aurélio (A), Alan Bahia (A)
Gols: Fabão, aos 25min do primeiro tempo; Cristian, aos 34min do segundo tempo
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza (Thiago) e Danilo; Leandro (Alex Silva) e Aloísio (Lenílson)
Técnico: Muricy Ramalho
ATLÉTICO-PR
Cléber; Evanilson, Danilo, Gustavo e Michel; Erandir, Alan Bahia (Marcelo Silva), Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio (Válber) e Denis Marques (Paulo Rink)
Técnico: Oswaldo Alvarez
0 Comentários