RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
A expectativa era enorme: adversário que não passava grandes medos, volta de titulares da contusão, que estavam defendendo suas seleções, Morumbi e promessa de time ofensivo. Mas nada deu certo. E o São Paulo acabou ficando no empate sem gols com o Cuiabá na noite deste domingo (26), em casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pela primeira vez Dorival Júnior resolveu realizar o sonho de dez entre dez são-paulinos. E tratou de colocar em campo de uma só vez, todos juntos, desde o começo do jogo, James Rodríguez, Luciano e Lucas.
O impacto até foi imediato. Após uma boa chance criada por Luciano, o São Paulo apareceu com perigo aos 11, Nathan apareceu livre pelo lado direito e cruzou na medida para Lucas, que cabeceou da entrada da pequena área para Walter fazer grande defesa.
Seria, contudo, a única chance do Tricolor no primeiro tempo. Não demorou para que o Cuiabá, time muito bem armado nesta temporada, manjasse os espaços deixados. E tentasse surpreender o time paulista com a bola longa, principalmente pelo lado esquerdo.
Dorival Júnior, então, tratou de agir: mudou o estranho 4-2-4 escalado e fixou James fazendo o papel de armador e Lucas na ponta-direita. A desvantagem foi no ataque, onde tentou surpreender o Cuiabá com Luciano e Michel Araujo se revezando no papel de falso 9, de homens responsáveis por quebrar a linha final.
Isso tratou de matar de vez o jogo são-paulino. Principalmente porque o clube do Morumbi tratou de fixar seu jogo pelo lado direito, provavelmente na tentativa de explorar a qualidade de Lucas. E o time pecou na falta de criatividade, de capacidade ofensiva, de buscar a inversão de jogo. Ficou desequilibrado.
Na volta do intervalo, conforme o tempo foi passando, Dorival teve de mexer no time. Chegou a inverter Lucas de lado. O que trouxe mais variações de jogo. Mas aí o time pecou pela falta de objetividade.
As finalizações de longe, que não aconteceram no primeiro tempo, vieram, com James, mas a melhor chance foi aos 18, quando Lucas passou por dois marcadores e cruzou na medida para Talles Costa cabecear para fora.
O tempo foi passando e nada foi acontecendo. O frio e garoa que caíam sobre o Morumbi colaboravam com o cenário sonolento, que só foi quebrado aos 41, quando David acabou pegando uma sobra de bola dentro da área e chutou para a defesa de Walter. Mas foi só.
O resultado interrompe uma sequência de cinco vitórias seguidas do Tricolor como mandante na principal competição nacional, onde cada vez mais, sem nenhuma aspiração, deve protagonizar 'momentos da marmota' de quem não vê o ano acabar para 2024 chegar logo. O empate ainda mantém o São Paulo na décima posição, com 47 pontos. Quarta-feira (29) tem mais: desta vez o adversário será o Bahia, do ex-técnico e eterno ídolo Rogério Ceni, às 19h (de Brasília), na Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 0 CUIABÁ
CAMPEONATO BRASILEIRO - 35ª RODADA
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data: 26/11/2023 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (PB)
Público total: 34.252
Renda: R$ 1.595.552,00
Cartões amarelos: Arboleda e Erison (São Paulo)
SÃO PAULO
Rafael; Nathan (Raí Ramos, 39/2T), Arboleda, Alan Franco e Caio; Pablo Maia, Alisson, Michel Araujo (Talles Costa, 14/2T) e James (Erison, 23/2T); Luciano (David, 14/2T) e Lucas (W. Rato, 23/2T)
Técnico: Dorival Júnior.
CUIABÁ
Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon, Rikelme; Allyson, Raniele (Lucas Mineiro, 38/2T), Denilson (Filipe Augusto, 29/2T); Jonathan Cafú (Fernando Sobral, 38/2T), Clayson (Derik, 14/2T) e Isidro Pitta (Wellington Silva, 29/2T)
Técnico: Bruno Lazaroni
0 Comentários