Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Estilo autoritário, suspensão e muitas polêmicas: Bráulio da Silva Machado apita São Paulo x Bahia no Brasileirão

DE OLHO NO APITO: Bráulio tem histórico de polêmicas (Foto: Divulgação/CBF)


MARCIO MONTEIRO
@marcio_oretorno


O árbitro de São Paulo x Bahia, desta quarta-feira (29), em Salvador (BA), será um velho conhecido do Tricolor, Bráulio da Silva Machado, 44 anos, juiz Fifa, de Santa Catarina. Ele já apitou cinco jogos do time do Morumbi neste ano, entre Copa do Brasil e Brasileirão, e o retrospecto é favorável: foram três vitórias e dois empates são-paulinos.


Bráulio esteve no comando do apito na vitória tricolor sobre o Palmeiras por 1 a 0 na ida das quartas de final da Copa do Brasil, e também na grande decisão com o Flamengo, em que o empate por 1 a 1 garantiu o título inédito da competição nacional ao São Paulo.


Porém, que o torcedor não se engane: Bráulio tem um histórico autoritário, já chegou a ser suspenso e acumula polêmicas. Em maio de 2022, o juiz foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva por abuso de autoridade em Bragantino 1 x 1 Atlético-MG, pela 7ª rodada do Brasileirão daquele ano. 


Na ocasião, a procuradoria entendeu que o árbitro excedeu a conduta de autoridade em lance com o jogador Ramires, do RBB. No mesmo jogo, ele marcou um pênalti ao Galo e expulsou Léo Ortiz, do Braga. Os árbitros do VAR, após demorada análise, anularam o lance. Bráulio poderia pegar suspensão de 15 a 180 dias, mas acabou livre das acusações e não foi punido. 


Antes disso, na final do Campeonato Catarinense de 2019, o juiz também esteve envolvido em grande polêmica e foi até suspenso pelo TJD-SC (Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina).


A Procuradoria do TJD denunciou Bráulio da Silva Machado por relatar a invasão do gramado pela torcida do Avaí somente após o término da partida (torcedores invadiram o campo antes do fim do jogo) e não ter colocado o resultado na súmula, ignorando assim o placar das cobranças de penalidades. Ele foi suspenso por 60 dias e multado em R$ 400,00 por omitir o placar. 


POLÊMICAS NA COPA DO BRASIL


No duelo entre Flamengo e Athletico-PR neste ano, a vitória carioca por 2 a 0 foi marcada por muita polêmica e uma enxurrada de cartões amarelos. Um deles foi para o atacante Gabriel Barbosa, advertido após comemorar seu gol, da mesma forma que sempre fez, em frente à torcida rival. Segundo Bráulio, o atleta teve uma “conduta antidesportiva ao se aproximar da mureta de proteção onde estava localizada a torcida da equipe mandante e celebrar o gol de sua equipe com gestos provocativos”. 


Na grande decisão da Copa do Brasil 2023, o árbitro também causou descontentamento tanto para Flamengo quanto para o São Paulo. O juiz mostrou excesso de rigor, e com 25 minutos de jogo já havia punido Alisson, Pablo Maia e Rafinha com cartões amarelos. Depois, ainda expulsou Gabriel Neves por reclamação, antes do apito final.


GEROU REVOLTA NO BRASILEIRÃO


Neste Campeonato Brasileiro 2023, Bráulio Machado já arbitrou 21 jogos. Em um deles, Palmeiras 4 x 3 Botafogo, sua atuação foi também bastante criticada. O juiz expulsou, com revisão do VAR, Adryelson, causando muita revolta entre os botafoguenses. 


Mas o que gerou maior revolta no Botafogo foram os erros na súmula. Bráulio relatou que foi ofendido por dirigentes cariocas na saída de campo e no caminho para o vestiário. Cita palavras ofensivas e empurrões em policiais. Além disso, relata os dirigentes envolvidos como Vinicius Assumpção (vice-presidente da SAF), André Mazzuco (diretor de futebol da SAF) e Pedro Moreira (gerente de futebol da SAF).


No entanto, Pedro Moreira já havia se desligado do Botafogo no mês de junho e hoje ocupa a função de gerente administrativo do Atlético-MG. Ou seja, não poderia estar no local. Para completar, Bráulio anotou também na súmula o terceiro gol do Palmeiras como de Breno Lopes, sendo que foi Flaco López que anotou o tento. 


Já figurando no quadro da Fifa a quatro anos, Bráulio Machado causou descontentamento de Santos, Flamengo, Palmeiras, Bahia, entre outros. É sinal de alerta, mais uma vez, para o São Paulo na noite desta quarta-feira. 


AJUDE O AVANTE MEU TRICOLOR ATRAVÉS DO APOIA-SE: VIRE ASSINANTE E GANHE NOSSAS RECOMPENSAS. AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE DE QUALIDADE! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Postar um comentário

0 Comentários