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Novo Conselho do São Paulo votará projeto da New Balance que pode deixar clube com uma das maiores receitas de fornecedor de uniformes do Brasil

New Balance trocará o Bragantino pelo Morumbi de olho em oportunidades (Rubens Chiri/SPFC)


RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo


A eleição do novo Conselho Deliberativo do São Paulo no próximo dia 25 (sábado) servirá para muito mais coisa além de ratificar a reeleição de Julio Casares como presidente para mais um mandato (o AVANTE MEU TRICOLOR dissecou a situação política do Tricolor, clique aqui e confira).


Isso porque caberá aos 100 novos integrantes do órgão, além dos 180 vitalícios, a responsabilidade um dos artigos mais polêmicos, porém, ao mesmo tempo que podem significar uma das maiores receitas em fornecimento de material esportivo ao Tricolor em todo o Brasil.


O caso é simples: disposta a aumentar sua presença no futebol, a New Balance, com quem o São Paulo tem encaminhado um contrato com três anos de duração, vem investindo forte nos clubes que consegue assinar acordo por meio de um contrato onde assume os chamados 'namming rights' do CT e de campos utilizado pelas categorias de base.


Segundo o portal 'Mantos do Futebol', por exemplo, o Porto, de Portugal, um dos parceiros tratados como marca global pela New Balance, acabou de assinar o acordo após longo período de negociação. A 'Academia do Dragão', como foi batizado o local de treinamento das categorias de base, mudou de nome para 'New Balance Park'.


O AVANTE MEU TRICOLOR apurou que há cláusulas no acordo a ser oficializado entre as partes no Morumbi que permitem a mesma medida sendo implantada no Centro de Formações de Atletas de Cotia (SP).


É aí que reside um dos problemas: o já tradicional local de trabalho da base são-paulina carrega em seu nome de batismo Laudo Natel, simplesmente o maior da história política do clube, presidente por mais de dez anos e um dos mentores da construção do estádio do Morumbi. O que por si só torna a questão delicada para uma decisão única de Casares. E por isso a necessidade de levar o assunto para discussão com os beneméritos tricolores.


Fato perfeitamente compreendido pela New Balance, conforme apurado pela reportagem. No próprio Porto, por exemplo, demorou-se mais de um ano para que se chegasse ao acordo desejado pela marca, com valores considerados satisfatórios.


Enquanto isso, a New Balance aumenta sua presença no São Paulo mesmo ainda sem ter contrato assinado com o clube. Tem Nestor e James Rodríguez entre seus atletas patrocinados e vem assinando acordos semelhantes com atletas da base, como Talles Wander e Ryan Francisco.


ACORDO ENCAMINHADO


A diretoria do São Paulo chegou a um acordo na quinta-feira (19) com o Bragantino e agora está com caminho aberto para anunciar oficialmente a New Balance como sua nova fornecedora de material esportivo pelos próximos três anos.


Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Calma, a gente explica...


Acontece que para poder acertar com o Tricolor, a New Balance atendeu a exigência do São Paulo de atender exclusivamente o clube do Morumbi. E por isso encaminhou a rescisão com o Bragantino, clube com quem tem contrato vigente.


O time do interior então pediu para a empresa se seria possível que o contrato então fosse mantido por pelo menos o próximo Campeonato Paulista, ganhando assim tempo hábil de encontrar uma substituta para lhe fornecer os uniformes.


O caso foi levado ao São Paulo, que atendeu o apelo do Bragantino e aceitou o prazo de três meses em que a New Balance vai atender os dois clubes simultaneamente. Depois, ela será exclusiva do Tricolor.


Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR revelou no início de setembro, São Paulo e New Balance fecharam um acordo com três anos de duração.


O acordo, apesar de encaminhado, será anunciado de forma oficial somente no final do ano, por questões contratuais do clube do Morumbi com a Adidas, suas atual fornecedora de material esportivo, cujo vínculo se encerra no final deste ano.


O AMT descobriu com fontes da cúpula são-paulina alguns detalhes do acordo entre as partes. O Tricolor, por exemplo, vai ganhar cerca de 25% a mais com a empresa estadunidense em relação ao que fatura atualmente com a multinacional alemã.


Fora isso, o acordo entre São Paulo e New Balance prevê a reforma total em até três meses de uma mega loja conceito no estádio do Morumbi, que funcionará de domingo a domingo.


No restante do varejo brasileiro, além da rede São Paulo Mania, formada por franqueados, o próprio Tricolor e a New Balance serão sócios em uma nova cadeia de lojas com nome ainda a ser definido que serão inauguradas em diversos shoppings ao redor do país.


A principal novidade aqui será o suporte que a New Balance dará à grife SAO. Criada pelo presidente Julio Casares na década de 2000, ela foi resgatada agora e terá sua produção ampliada. Consiste na criação de produtos formais com as cores e marca do São Paulo. Diferente de quando surgiu, contudo, o olhar agora é geral e não apenas no chamado 'mercado de luxo'.


Todos os passos entre São Paulo e a New Balance são dados de forma sigilosa. Isso porque, segundo a reportagem do AMT apurou, a Adidas, atual fornecedora do clube do Morumbi, tem planos de exercer o direito que lhe cabe no atual contrato, que vai até o final do ano, e cobrir qualquer proposta que apareça para se manter no Tricolor.


Mesmo com a sombra da Adidas, que desde as contratações de James Rodríguez e Lucas sinalizou ao Tricolor que melhoraria vários aspectos do atual contrato, a New Balance é a favorita da diretoria são-paulina para vestir o clube. O novo modelo das camisas para 2024, inclusive, já teria sido até mesmo aprovado em apresentações secretas realizadas a Julio Casares e seus diretores no Morumbi.


Desde maio o Tricolor vem negociando com a marca estadunidense. O acordo verbal foi selado pelas partes após a New Balance aceitar a condição imposta pelo São Paulo, de ser exclusiva do clube no Brasil. Uma multa será paga ao Bragantino, a outra equipe vestida pela marca, pelo rompimento do contrato.


O acerto entre São Paulo e New Balance não é necessariamente uma novidade pelos lados do Morumbi. A marca dos EUA era a favorita absoluta para entrar no lugar da Adidas, já que Puma e Umbro, outras que sondaram o clube, possuem cláusulas de exclusividade com Palmeiras e Santos, respectivamente, com multas consideradas bem altas.


É também o caso da New Balance, que possui o mesmo tipo de contrato com o Bragantino, com quem mantém contrato desde o ano passado. Porém dois movimentos ajudam o Tricolor no acerto. Primeiro a multa a ser paga pelos estadunidenses é bem mais baixa que as das outras marcas. Depois que a própria empresa tem interesse em ter o São Paulo como seu principal' player' no mercado brasileiro.


Segundo o portal 'Mantos do Futebol', desde o início do ano a New Balance passou a ser operada no Brasil pela Dass, marca que também possui a licença da Umbro e da Fila, e com isso, decidiu ampliar a sua presença no futebol brasileiro.


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