Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Título da Libertadores do Fluminense ratifica ideia do São Paulo para 2024: experiência

Veteranos guiaram tricolor carioca a título inédito (Divulgação)

RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo

 Muito além dos torcedores do Fluminense, dirigentes e comissão técnica de outro time tricolor também esfregaram as mãos satisfeitos no último sábado (4), após a inédita conquista da Copa Libertadores pelo time carioca.

Não, não significa que Julio Casares ou Dorival Júnior tenham predileção ao Flu. Talvez tenham torcido para o co-irmão, quem sabe? Mas principalmente o título serviu para ratificar algo que a dupla responsável diretamente pelo futebol do São Paulo dignosticou e que pauta a busca por reforços para ano que vem, quando os paulistas retornam à principal competição continental: envelhecer a média de idade do plantel.

O Fluminense começou a final contra o Boca com seis dos 11 titulares acima dos 34 anos: Felipe Melo (40 anos), Keno (34 anos), Marcelo (35 anos), Fábio (43 anos), Cano (35 anos) e Ganso (34 anos). Ainda teve Samuel Xavier (33) na zaga. E durante a partida entrou David Braz (36).

Segundo informação revelada pelo 'Blog do São Paulo' e confirmada pelo AVANTE MEU TRICOLOR ao longo da última semana, um dos principais pontos discutidos por Dorival com Casares e outros integrantes da diretoria é a necessidade de se trazer jogadores mais experientes ao elenco.

Conforme apurado pela reportagem, existe um consenso interno de que só com nomes experientes o Tricolor corrigirá um dos problemas crônicos na atual temporada: a falta de estabilidade, principalmente nas partidas fora de casa. A equipe ainda não venceu um jogo sequer longe do Morumbi no atual Campeonato Brasileiro.

O São Paulo é dono da terceira menor média de idade entre todos os 20 times da principal competição nacional, com 24,84 anos. Fica à frente apenas de Vasco (23,26) e Bragantino (23,09).

Na avaliação interna, somente peças com maior experiência serão capazes de controlar os ânimos dos mais jovens nas partidas fora de casa da Libertadores, além da capacidade de segurar mais o jogo quando necessário. Em português claro, sejam líderes em campo.

Esse foi um dos problemas verificados, por exemplo, na goleada sofrida para o Palmeiras, quando Rafinha acabou expulso ao tentar sozinho controlar as ações em campo.

Já era um diagnóstico feito há tempos por Dorival Não à toa, além do próprio Rafinha, de 37 anos, o clube correu para renovar o contrato de dois nomes do elenco: Jandrei e Alisson, ambos com 30. E os três reforços contratados na janela têm mais de 30: Pato, James Rodríguez e Lucas.

Não à toa também, a maioria dos nomes pretendidos para serem contratados são veteranos. Luiz Gustavo, que deve fechar nesta semana, tem 36 anos. Éverton Ribeiro, o grande sonho de Dorival, tem 34. Pedro Henrique, um dos alvos, 33. Renê, pedido pelo treinado, 32...

Apostar em veteranos para fazer a mescla com revelações da base faz meio que parte do DNA são-paulino. São vários os casos de jogadores experientes que desembarcaram no Morumbi e acabaram campeões. Leônidas, Zizinho, Gérson, Mário Sérgio, Toninho Cerezo, Falcão, Amoroso... Resta saber se a química dará certa outra vez...

Você já segue o AVANTE MEU TRICOLOR nas redes sociais? Acompanhe o nosso trabalho:

Instagram
http://instagram.com/avantemt_spfc Nosso grupo no Telegram http://t.me/avantemeutricolor

Nosso canal no YouTube @AvanteMeuTricolorSPFC
COLABORE COM NOSSO PROJETO, AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE:
Pix: avantemt.spfc@gmail.com

Contato para parcerias e publis: avantemt.spfc@gmail.com 

Postar um comentário

0 Comentários