São Paulo foi o clube que mais se reforçou até aqui neste Mercado da Bola (Foto: Montagem AMT) |
MARCIO MONTEIRO
@Marcio_oretorno
O torcedor são-paulino não pode reclamar deste Natal. Do dia 10 de dezembro até esta última sexta-feira, dia 22, o Tricolor já anunciou três reforços para a próxima temporada, além de confirmar a renovação com seu maior astro, Lucas Moura.
A temporada 2023 terminou oficialmente para o São Paulo no dia 6 de dezembro, após a vitória sobre o Flamengo no Brasileirão. Quatro dias depois, Erick, que já tinha pré-contrato assinado, foi anunciado como primeiro reforço. No dia seguinte, foi a vez do experiente volante Luiz Gustavo ser oficialmente confirmado como novo jogador do Tricolor.
Após os anúncios dos nomes que já estavam certos, começaram a se desenrolar as novelas do Vaivém. O Tricolor iniciou negociações com o jovem valor paraguaio Bobadilla no princípio de dezembro, teve concorrência de outros clubes brasileiros, mas terminou por fechar com o volante no último dia 20.
E para completar o pacotão natalino de reforços, o São Paulo anunciou o maior deles para 2024 nesta sexta-feira (22): Lucas Moura, que tinha contrato com seu clube de coração apenas até o fim deste ano, renovou por mais três temporadas. É a cereja do bolo e grande presente de Natal para a torcida para uma equipe que entra para brigar forte em todas as competições que disputar.
LEIA TAMBÉM:
>> Ceni indica contratação de Igor Vinícius para o Bahia, que já perguntou o preço ao São Paulo
>> Sonhos no São Paulo, carinho da torcida e amor ao clube: Lucas explica motivos que o fizeram seguir no Tricolor
>> FALA, CORNETA: Férias? Não para o São Paulo! Reforços, melhorias e novos contratos não param de surgir
Além disso, algumas saídas também já foram confirmadas, ou quase isso. Alexandre Pato e o goleiro Felipe Alves já se despediram do clube. Beraldo está de malas prontas para o PSG, da França. Raí Ramos vai para o Ceará, enquanto Méndez, David, Erison, Luan, Matheus Belém, Walce e Nathan Mendes também irão respirar novos ares a partir de 2024.
Com mais de dez nomes de partida, o Tricolor segue ainda ativo no mercado de compras e tem suas prioridades. A diretoria ainda busca um ponta esquerda, com o gremista Ferreirinha sendo o protagonista da novela. Outro setor carente no ataque é o de camisa 9. Calleri não tem um reserva à altura, e o clube busca um nome.
Com a saída de Beraldo, a zaga também entrou na lista de atenção do São Paulo, que já rejeitou ex-corintiano e se animou com defensor do Vitória. Quem volta de empréstimo junto ao Cruzeiro é o meia Nikão, que ainda não tem definida sua situação no time do Morumbi.
Dissecada a situação do Vaivém tricolor, vamos analisar os principais concorrentes da próxima temporada. Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG seguem como as maiores potências econômicas do país. Os rivais paulistas já fecharam com dois nomes, mas nada de espetacular: Aníbal Moreno, volante vindo do Racing, e Bruno Rodrigues, atacante que estava no Cruzeiro e já passou pelo São Paulo. E também irá perder sua maior revelação, Endrick, em julho do próximo ano, já acertado com o Real Madrid.
Decerto no Flamengo por enquanto, apenas o meia-atacante De La Cruz, vindo do River Plate. O clube ainda negocia com o zagueiro Léo Ortiz, do Bragantino, e Viña, lateral esquerdo que hoje está no Sassuolo. No Galo, Gustavo Scarpa está muito perto de assinar, mas o time mineiro perde Réver, que se aposentou, e Hyoran, que não renovou contrato.
No rival Corinthians, confirmada apenas a chegada do volante Raniele, ex-Cuiabá. Hugo, lateral esquerdo do Goiás, já tem pré-contrato assinado com o clube. Já as saídas são muitas. Giuliano foi para o Santos, Fábio Santos se aposentou, Gil e Cantillo também vão deixar o time, e Renato Augusto já encaminhou sua ida ao Fluminense. Será uma equipe totalmente reformulada por Mano Menezes.
O Grêmio é outro clube que está se movimentando bastante no mercado. Trouxe os santistas Dodi e Soteldo, mas perderá alguns nomes. O goleiro Gabriel Grando, os zagueiros Geromel e Bruno Alves, além do atacante Iturbe, estão de saída. Fora o maior destaque do time em 2023, Luis Suárez, que foi jogar com Messi em Miami.
Portanto, até esta véspera de Natal, podemos concluir que o São Paulo é o time nacional que mais se movimentou, com nomes importantes que brigam pela titularidade na equipe. Muito água ainda vai rolar neste vaivém, mas é sempre bom largar na frente e mostrar suas intenções para 2024. Como a diretoria vem falando como se fosse um mantra, ‘O São Paulo vai entrar forte para brigar por todos os títulos’. A promessa, até agora, não está ficando só nas palavras.
0 Comentários