Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Santos pede, São Paulo retribui favor e libera MorumBIS para partida do rival após dez anos

Jogadores santistas na partida contra o Tricolor no Brasileirão do ano passado (Santos)


RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo

A diretoria do São Paulo aceitou pedido feito pelo Santos nesta segunda-feira (22) para que o rival litorâneo use o MorumBIS para a partida contra o Guarani, originalmente marcada para o dia 4 de fevereiro (domingo), pelo Campeonato Paulista.


O originalmente se dá pelo fato da Polícia Militar exigir que o Peixe altere a data do seu jogo para o sábado (3) por não permitir dois jogos acontecendo na capital paulista no mesmo dia (o Corinthians encara o Novorizontino em Itaquera).


A FPF (Federação Paulista de Futebol) deve confirmar a alteração da partida nos próximos dias.


Além da PM, o próprio Tricolor é favorável a que o Santos use seu estádio no dia 3. Isso porque ao consultar suas torcidas organizadas, foi alertado que a sede da Torcida Independente, sua principal facção, abrirá no domingo para que torcedores que não forem a Belo Horizonte (MG) assistam a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras.


Como aconteceu no ano passado, quando o Palmeiras jogou na casa são-paulina, a tendência é que a PM isole a sede da Independente, que fica na entrada dos setores antes conhecidos como arquibancadas azul e laranja.



Fora a data, a única exigência da Independente é a mesma do jogo do rival alviverde no MorumBIS: que as torcidas organizadas do Santos fiquem no setor antes conhecido como arquibancada amarela, onde se localiza atualmente o setor popular do estádio.


Quando o São Paulo jogou na Vila Belmiro ano passado (vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, em 8 de novembro, pelo Brasileirão), não houve pedido semelhante por parte das organizadas. Mas a PM também isolou suas sedes vizinhas ao estádio.


Ceder o MorumBIS para jogos seus na capital foi uma das contra-partidas do Santos para ceder a Vila Belmiro ao rival tricolor. 


A antiga gestão do clube, que deixou o poder em dezembro, estava brigada com a concessionária que administra o Pacaembu e buscava uma alternativa para mandar seus jogos quando o tradicional palco santista ficará fechado para reformas, que devem começar este ano.


Foi uma reaproximação entre as partes. já que as diretorias haviam se afastado em 2022, quando o Tricolor se recusou a alugar o Morumbi para o rival, que tinha esperanças sem aumentar as receitas com bilheteria por conta da capacidade muito maior do estádio são-paulino.


Segundo dados de Michel Serra, historiador do São Paulo, o Santos mandou ao todo 109 partidas no MorumBIS, com 41 vitórias, 30 empates e 32 derrotas. A conta exclui todas as partidas realizadas contra o próprio Tricolor, incluindo duelos como a final do Paulistão de 1978 entre os rivais.


O último duelo do Peixe na casa tricolor foi há dez anos, em 25 de maio de 2014, quando empatou sem gols com o Flamengo, pelo Brasileirão.




 

Postar um comentário

0 Comentários