Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Supercopa não tem nem sede definida, mas organizadas de São Paulo e Palmeiras fazem pacto pela paz

Representantes de Independente e Mancha assinaram pacto de paz (Reprodução)


RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo


Se a temida violência motivada pela rivalidade entre São Paulo e Palmeiras é um dos empecilhos para FPF (Federação Paulista de Futebol) e CBF encontrarem uma sede para a realização do clássico entre as equipes que decidirá a Supercopa do Brasil, em 3 de fevereiro, as autoridades paulistas resolveram dar uma mãozinha para ver se a coisa anda faltando menos de um mês para o duelo.


O delegado Cesar Saad, titular da Drade (Delegacia de Repressão aos Delitos no Esporte), promoveu na última segunda-feira (8) um encontro com representantes da Torcida Independente, principal organizada são-paulina, e Mancha Verde, maior facção palmeirense, em que um acordo de paz foi firmado para o jogo.


O AVANTE MEU TRICOLOR apurou com fontes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo que existem três planos de escolta e segurança das 'caravanas' das organizadas para o jogo, afim de evitar conflitos nas estradas, mesmo as federais, como Dutra e Fernão Dias: um para o Rio, um para Belo Horizonte (MG) e um para Brasília (DF). 


Confirmada pela FPF a impossibilidade do duelo acontecer na Região Sul, um quarto plano, para a Régis Bittencourt, foi abortado.


Os planos prevem, pelo menos em território paulista, equipes para conduzir cada uma das caravanas das torcidas rivais, horários diferenciados para a viagem e pontos distintos de paradas nas estradas para lanchonetes e banheiros, com averiguação antecipada desses locais para evitar a presença de 'torcedores comuns' adversários, evitando assim conflitos.


Parte do pacto de paz firmado nesta segunda foi o de aceitação dos planos por parte das organizadas.


Vale ressaltar que a FPF e os dois clubes tinham o desejo, encaminhados à CBF para o jogo, de usar o clássico como um marco da retomada da divisão de estádios por torcidas rivais. Desde 2016 duelos entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Guarani e Ponte Preta podem ter apenas torcedores do time mandante. 


A FPF sondou a possibilidade de se abrir uma exceção. Primeiro usando o jogo para a reabertura do Pacaembu, cuja promessa de reabertura após a privatização e reforma é neste mês, com uma utópica ideia de setores mistos e não permissão da entrada das organizadas. Depois, cogitou-se o interior. A Polícia Militar e o Ministério Público votaram contra. Surpreendentemente, a Polícia Civil foi a única favorável, em voto vencido.



ONDE VAI SER A SUPERCOPA?


Conforme o AMT revelou, a CBF rejeitou o pedido de São Paulo e Palmeiras para se adiar o jogo. A entidade pelo menos atendeu o desejo dos rivais para se jogar em um estado vizinho a São Paulo, evitando assim desgaste pela viagem. Mas é aí que os problemas começam.  


Após perder dezembro e não abrir diálogo com as federações estaduais favoritas da Paulista para se receber o jogo, a tabela dos campeonatos estaduais reservou justamente para o final de semana do jogo uma série de clássicos locais.


A própria CBF espalhou nos bastidores que o Mineirão, sem jogos marcados para 3/2, poderia ser uma possibilidade. Faltou conversar com a Federação Mineira. 


AVANTE MEU TRICOLOR apurou junto a fontes daquele Estado que a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) vetou a realização do clássico na capital Belo Horizonte. O motivo? No dia seguinte tem outro clássico muito mais importante para os locais: Atlético x Cruzeiro, na arena do Galo.


Com isso, as polícias Civil e Militar da capital mineira estariam, primeiro atuando no jogo entre Itabirito e América, no Independência, também no dia 3. 


Ainda neste mesmo sábado as autoridades iniciam plantão especial para controlar atleticanos e cruzeirenses e evitar brigas em toda a região metropolitana de BH. 


E, como se sabe, as torcidas organizadas de São Paulo e Palmeiras são aliadas das facções de Raposa e Galo, respectivamente, o que acirraria ainda mais os ânimos.


Uma solução encontrada pela Federação Mineira foi oferecer o Parque do Sabiá, em Uberlândia, onde todo o efetivo de segurança do Triângulo Mineiro poderia ser disponibilizado, além da cooperação das polícias paulistas, por conta da proximidade da cidade à divisa entre os estados.


O time da casa até joga no estádio no dia 3,contra o Democrata, mas aceitou adiar o seu jogo sem maiores complicações.


FAVORITO DE RIVAIS, MARACANÃ TEM IMPASSE


São Paulo e Palmeiras demonstraram união e chegaram a entregar à CBF um pedido conjunto para a realização da Supercopa no Maracanã. O governo fluminense tratou de dar garantias de segurança. Mas, novamente, faltou conversar com a federação legal.


Se são-paulinos e palmeirenses querem jogar no Rio de Janeiro (RJ), precisam, acima de tudo, convencer o Botafogo.


Não entendeu? A gente explica. Na tabela do Campeonato Carioca o final de semana da decisão da Supercopa reserva dois jogos de impacto no Rio de Janeiro. Um deles, de fato, ficará para o domingo, dia 4 de fevereiro: o clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para o mesmo Maracanã


Apesar do jogo no Rio sofrer do mesmo problema que em BH (são-paulinos e palmeirenses são aliados de cada um dos rivais cariocas), há garantias de segurança.


Mas... Há um confronto entre Botafogo e Nova Iguaçu, no Nílton Santos. Que por recomendação da PM, deverá ser antecipado para o sábado, dia 3.


Como controlar são-paulinos/flamenguistas x palmeirenses/vascaínos e a torcida do Botafogo é um assunto que a Federação local quer discutir. E, conforme o AMT apurou, o time de General Severiano terá voz para opinar se adia ou não seu jogo para que haja o clássico paulista na cidade.


Situação semelhante à ocorrida recentemente, quando por causa da final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, Flamengo e o mesmo Botafogo mudaram a data de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro.

 



>>>>> Entre no canal do WhatsApp do AVANTE MEU TRICOLOR e fique por dentro das informações do São Paulo em tempo real

AJUDE O AVANTE MEU TRICOLOR ATRAVÉS DO APOIA-SE: VIRE ASSINANTE E GANHE NOSSAS RECOMPENSAS. AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE DE QUALIDADE! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS! 

 

Postar um comentário

0 Comentários