Muricy exerce também a função de 'conselheiro' técnico para Carpini (Foto: Divulgação/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
@Marcio_oretorno
21/02/2024
O coordenador técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, mostra que ainda dá seus pitacos no esquema tricolor para o atual treinador do time, o ainda jovem e promissor Thiago Carpini.
Em entrevista concedida aos jornalistas Arnaldo e Tironi nesta quarta-feira (20), Muricy revelou alguns conselhos para Carpini, sobre o atual sistema tático do Tricolor neste início de temporada.
“Você sendo muito vertical, você separa o time também. Se você usa muita velocidade, muitas vezes você não consegue juntar tudo, quem é de lá de trás não consegue agrupar rápido no meio de campo. Fica um time espaçado. Temos que entender isso, saber a hora de dar velocidade.”, falou o ídolo tricolor, que seguiu.
LEIA MAIS:
“Não dá para jogar espaçado hoje, todo mundo é bem armado. A compactação precisa ser ajustada senão dá e sobra espaço e o adversário gosta. Quer ser vertical, ok. Mas quando? Precisa entender isso. A defesa não pode ficar lá atrás, o meio precisa estar junto. Contra o Bragantino, sentimos muito isso. Não podemos dar espaço senão o rival toma conta. Este último jogo demos espaço”.
E COMO ENCAIXAR JAMES?
Sobre a grande manchete do São Paulo, o pedido de James Rodríguez para ser reintegrado ao grupo e voltar a atuar, Muricy também deu dicas de como Thiago Carpini pode utilizar o talentoso meia colombiano em sua equipe.
“Olha, jogar com um triângulo, com 3 atrás no meio, o meia armando e 2 atacantes. Pode jogar com 3 zagueiros, 2 volantes, 1 meia e 2 atacantes. Pode jogar com 2 meias e um atacante, dividir com Luciano, por exemplo. Não pode colocar ele (James) do lado do campo, correr atrás de atacante. E não só ele, o treinador tem que respeitar as características dos jogadores”, alertou o coordenador.
“Eu vejo liberar alas, com 3 zagueiros, liberando ele (James) por dentro, ele, Lucas, Luciano com Calleri enfiado. O técnico tem que fazer esse esquema, mas se posicionar ele ali atrás dos atacantes, ele vai deixar muita gente na cara do gol, fará gols, bola parada, bate muito duro”, continuou Ramalho.
Para finalizar, o tricampeão brasileiro com o São Paulo falou um pouco mais sobre a permanência de James e de suas características em campo.
“Ele pediu pra ficar, quer ficar e esses caras diferentes, não podemos duvidar, não. Nosso time tinha muita posse de bola, jogo no Brasil é muita correria, não dá para ficar só assim não. Até para ter ponta, de velocidade no lado do campo, tem que ter quem leve a bola, toque a bola. O que a gente mais vê fora do Brasil é isso, cara bom, mas no país pegam o camisa 10 e querem colocar do lado do campo, a gente tem que respeitar as características dos caras, destacou Muricy Ramalho.
0 Comentários