Careca foi o grande destaque do título nacional do Tricolor de 1986 (Foto: Arquivo/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
@Marcio_oretorno
25/02/2024
As coincidências deste 25 de fevereiro são muitas. A começar pelo fato mais importante. Há exatos 37 anos, o São Paulo conquistava seu segundo título brasileiro, após vitória épica sobre o Guarani na final disputada já em 1987 (válido pelo Brasileiro-86), o mesmo rival deste domingo (25), pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.
E, para fechar, este domingo também é dia de parabenizar por seu aniversário o lendário Pepe, que brilhou por um único time enquanto jogador, o Santos, mas como técnico, foi o comandante do título de campeão do Brasileiro de 1986 pelo São Paulo. Ele completa 89 anos de idade.
LEIA TAMBÉM:
Os famosos ‘Menudos do Morumbi’, que tinham jovens talentos como Müller, Sídnei e Silas, aliados as experiências de Careca, Pita e Darío Pereyra formaram a fórmula certa para o treinador Pepe dirigir o Tricolor rumo a sua segunda conquista nacional.
Após empate por 1 a 1 na primeira final no Morumbi, com gols de Careca e Evair, artilheiros do Brasileirão que iam às redes pela 24ª vez, o duelo seria decidido em Campinas, pela melhor campanha do Guarani na competição.
E um dos jogos mais emocionantes da história brasileira ocorreu no Brinco de Ouro da Princesa para revelar quem era o melhor time do país. Logo com dois minutos de partida, Nelsinho marcou contra, a favor do Bugre. No entanto, sete minutos depois, Bernardo empatou de cabeça ao Tricolor.
A grande final foi para a prorrogação, e mais emoção a caminho. No minuto inicial, o meia Pita fez 2 a 1 para o São Paulo. Sem muito tempo para comemorar, Boiadeiro empatou em 2 a 2 instantes depois, também de cabeça.
|
Na segunda etapa do tempo extra, João Paulo virou para o time da casa e, quando tudo parecia perdido, Careca acertou um chutaço de perna esquerda no ângulo bugrino para deixar o placar em 3 a 3 e levar a decisão da taça para as penalidades.
O grande craque Careca perdeu sua cobrança pelo São Paulo, mas viu o goleiro Gilmar defender uma e João Paulo isolar sua cobrança. Darío Pereyra, Rômulo, Fonseca e Wagner Basílio conferiram pelo Tricolor, que comemorou seu segundo título de campeonato brasileiro. Veja os melhores momentos da conquista no vídeo acima.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 (4) x (3) 3 GUARANI
2º JOGO DA FINAL – CAMPEONATO BRASILEIRO 1986
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Data: Quarta-feira, 25 de fevereiro de 1987
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: José de Assis Aragão (SP)
Auxiliares: João Massonetto (SP) e Luiz Alfredo Bianchi (SP)
Público: 37.370 pagantes
Renda: Cz$ 4.222.000,00
Cartões Amarelos: -
Cartões Vermelhos: Vágner (GUA), 10/1ºT da prorrogação
Gols: Nelsinho (SP) contra, aos 2/1ºT, Bernardo (SP), aos 9/1ºT, Pita (SP), aos 2/1ºT P, Boiadeiro (GUA), aos 7/1ºT P, João Paulo (GUA), aos 3/2ºT P e Careca (SP), aos 14/2ªT P.
São Paulo: Gilmar Rinaldi, Fonseca, Wagner Basílio, Darío Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas (Manu) e Pita; Muller, Careca e Sidnei (Rômulo)
Técnico: Pepe
Guarani: Sérgio Neri, Marco Antônio, Ricardo Rocha, Valdir Carioca e Zé Mário; Tosin, Tite (Vágner) e Boiadeiro; Catatau, Evair e João Paulo.
Técnico: Carlos Gainete Filho
0 Comentários