Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Thiago Carpini chega a dez jogos pelo São Paulo com aproveitamento medíocre e ainda sem conseguir repetir escalação

 

Carpini ainda briga contra o tempo para implantar sua filosofia no time (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

MARCIO MONTEIRO
@Marcio_oretorno
25/02/2024

O treinador Thiago Carpini alcançou a marca de dez jogos à frente do comando do São Paulo neste domingo (25), no empate da equipe com o Guarani por 1 a 1, em Campinas, pelo Campeonato Paulista. Neste curto período, o técnico já viveu altos e baixos, com conquista de título inédito e quebra de tabu sobre o Corinthians, e com a dura sequência atual de quatro partidas consecutivas sem vencer. 

O início do ainda jovem Carpini no Tricolor foi empolgante. Nos seis primeiros embates do ano, quatro vitórias, incluindo uma na arena corintiana, e dois empates, sendo que um deles levou a decisão da Supercopa contra o Palmeiras para os pênaltis, e terminou com a conquista do troféu.


Depois da boa sequência inicial, vieram as derrotas para Ponte Preta (2 x 0) e Santos (1 x 0), em pleno Morumbi, e mais dois empates seguidos: 2 x 2 com o Bragantino, mais uma vez em casa, e 1 x 1 com o Guarani atuando em Campinas. 

Assim, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, Thiago Carpini acumula um mediano aproveitamento de 53,3% neste ainda pequeno tempo de trabalho. O treinador chegou às pressas no Tricolor no início de janeiro, após o clube perder Dorival Júnior para a Seleção Brasileira.

Em 11 de janeiro, o São Paulo anunciou a contratação de Carpini. Dois dias depois, ele foi apresentado ao elenco e já orientou um primeiro jogo-treino da equipe. E somente na segunda-feira, 15 de janeiro, o técnico conseguiu comandar sua primeira atividade com o grupo de atletas. 

De lá para cá, portanto, são 43 dias de Carpini trabalhando no São Paulo, quase um mês e meio, e contando sempre com os habituais problemas de lesão tricolor, especialmente em início de temporada. 


Somente neste começo de ano, Thiago já teve as lesões de todos os seus laterais direitos, tendo que promover as pressas o jovem Igor, da base, Michel Araújo, Galoppo, Rodriguinho, Erick, Lucas, W. Rato, além de ter que administrar a bomba James Rodríguez, que enfim, parece que vai ficar à disposição do técnico. 

E neste final de semana, ganhou um novo desfalque até o fim do estadual, o volante Luiz Gustavo, com lesão no tendão de Aquiles. Com tantos problemas, Thiago Carpini ainda não conseguiu repetir uma escalação no São Paulo. 

“Não foi possível, não porque eu não goste, muito pelo contrário, a continuidade é importante, mas a gente não conseguiu por problemas de início de temporada, que está no pacote né, sem dúvida atrapalha um pouco o entendimento daquilo que está sendo proposto”, disse o comandante após a derrota o Santos. 

O São Paulo tem agora Inter de Limeira (28/2) e Palmeiras (3/3) em seus próximos compromisso, e os problemas físicos seguem. Além de Luiz Gustavo, fora do Paulistão, Rodrigo Nestor, Rafinha e Moreira continuam no estaleiro. Arboleda, expulso contra o Bragantino, ainda será julgado nesta terça-feira (27) e pode pegar nova suspensão, desfalcando mais uma vez o Tricolor. 

"São as dificuldades que enfrentamos no início da pré-temporada, essas tomadas de decisões estão no pacote. Vamos trabalhar jogo a jogo. O clássico ele é diferente e é uma dúvida. Vamos discutir internamente e eu vou tomar essa decisão. E são minhas”, falou o são-paulino neste domingo após o empate em Campinas.

“Mas não são simples, às vezes as pessoas pensam 'poupa e pensa no clássico', mas estamos disputando uma classificação que não está assegurada em um grupo disputado. É muito importante esse jogo de quarta, como o clássico, mas um jogo de cada vez. Vamos avaliar o que for melhor”, explicou o treinador na entrevista coletiva depois do jogo. 


Postar um comentário

0 Comentários