James também não atuou todo o tempo pela Seleção (Foto: Divulgação/Seleção Colombiana) |
MARCIO MONTEIRO
27/03/2024
Nesta terça-feira (26), James Rodríguez fez sua segunda participação pela seleção da Colômbia nos amistosos da Data Fifa, ficando 73 minutos em campo na vitória de sua equipe sobre a Romênia, por 3 a 2, na Espanha.
Completando ao meio tempo que o camisa 10 jogou contra a Espanha no primeiro duelo internacional, James teve 118 minutos de partida, com boas atuações. O tempo é quase o dobro do que o colombiano atuou pelo São Paulo nesta temporada.
No último dia 22, James Rodríguez começou no banco pela Colômbia, mas entrou no intervalo e foi fundamental para a vitória de sua seleção por 1 a 0 sobre os espanhóis.
LEIA MAIS:
Já diante da Romênia, James saiu jogando e, apesar de não ser tão decisivo como no primeiro jogo, conseguiu participar mais da partida e adquirir mais ritmo. Ele saiu aos 28 minutos do 2º tempo após 87 ações com a bola.
James distribuiu 75 passes, dos quais 68 foram certos (91% de aproveitamento). Foram três passes decisivos no jogo, além de colaborar defensivamente com um desarme e uma interceptação.
PROBLEMAS NO TRICOLOR
A situação do atleta no São Paulo, no entanto, é bem diferente. Até aqui com Carpini foram apenas quatro jogos, somando 74 minutos no total. Para se explicar esses números é preciso voltar um pouco no tempo...
Desde 2023, James se mostra insatisfeito com a condição de reserva do Tricolor, criando atritos com Dorival Júnior, treinador à época. A troca de técnicos não aliviou o panorama. A comissão de Thiago Carpini e o clube entenderam que o meia precisava de mais trabalhos físicos em busca da condição de jogo ideal.
Veio então a Supercopa, e James Rodríguez não foi relacionado para o jogo. Descontente, foi o único jogador que não viajou com o elenco para Belo Horizonte e criou nova situação incomoda no grupo.
Jogadores e dirigentes demonstraram sua insatisfação com a decisão do colombiano, que pouco depois, pediu sua rescisão contratual com o São Paulo.
O Tricolor, entendendo que não havia mais ambiente com o jogador, aceitou e começou a negociar com James sua saída. No entanto, os entraves contratuais e a falta de interesse do mercado no colombiano fizeram com que ele mudasse de ideia, pedisse desculpas ao grupo e fosse aceito novamente no elenco.
James voltou a treinar, mas, segundo declarações do próprio Carpini, apresentou alguns problemas de lesão durante alguns dias de treinamento, justificando assim sua baixa minutagem nos jogos do São Paulo pelo Paulistão.
OPINIÃO
Que você, torcedor são-paulino, não se iluda com alguns passes de categoria ou jogadas de habilidade de James. Todos sabemos de sua qualidade e o que ele pode entregar em campo, como provam suas atuações pela Colômbia.
Mas, e pelo São Paulo, ele tem essa mesma vontade de quando veste a camisa de sua seleção? Não parece, apesar de, nestes poucos minutos que jogou no Paulistão, ter mostrado intensidade e disposição. E é isso que engana o torcedor.
Jogadores, como Rafinha, jornalistas e a própria comissão técnica já disseram que James Rodríguez não tem mais condições de atuar por 90 minutos com o mesmo rendimento. O meia acumula lesões crônicas e nunca conseguiu se firmar em nenhum clube do mundo desde que começou a entrar em baixa no Real Madrid.
Muitos foram os treinos do São Paulo em que James realizou trabalhos à parte, por não estar apto a carga total. O que parece é que o jogador usa o Tricolor como uma espécie de Reffis para seus compromissos com a Colômbia, como fez em 2023, quando pediu para não atuar na reta final do Brasileirão, para chegar em condições para a seleção nacional.
Após fazer bom jogo na vitória sobre a Espanha, James ainda deu declaração que não agradou muito os são-paulinos. O jogador falou sobre uma possibilidade de retornar à La Liga, onde viveu bons momentos pelo Real.
Brigas com Zidane, Rafael Benítez, na maioria das vezes por não aceitar a reserva, como no São Paulo, marcaram mais a carreira de James nos últimos anos do que seu brilho com a bola, que serve mais para encher de esperança os olhos dos torcedores que ainda acreditam que o colombiano almeja algo no Tricolor.
0 Comentários