RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
Durou pouco a empolgação com Nikão no São Paulo?
Segundo informações publicadas inicialmente pelo 'Blog do São Paulo' e confirmadas ao AVANTE MEU TRICOLOR por fontes internas do clube, o meia-atacante é, hoje, o favorito para deixar a lista de 26 inscritos para a disputa da fase de mata-mata do Campeonato Paulista.
Isso porque o Tricolor precisa inscrever André Silva, atacante contratado do futebol português e que assume em um primeiro momento a condição de centroavante reserva. Com a contusão do argentino, tem chances até de começar jogando o duelo das quartas de final contra o Novorizontino, às 18h (de Brasília) deste domingo (17), no Morumbis.
A escolha em limar Nikão da lista do Paulistão na verdade se torna até óbvia. O jogador no momento se recupera de uma tendinite de Aquiles bilateral e não tem prazo para voltar a atuar.
Independente disso, ocupa um setor do campo onde há outras opções.
Dois outros contundidos tem papel muito mais importante no plantel e devem ser mantidos: Wellington Rato (lesão no músculo reto femoral da coxa esquerda) é justamente o titular da posição em que Nikão joga usualmente. E Nestor, em transição física após cirurgia no joelho esquerdo, é visto como reforço de peso caso tenha condições de jogo em um semifinal ou final.
Nikão teve um retorno ao São Paulo após passar um ano emprestado ao Cruzeiro considerado promissor até certo ponto. Fez cinco jogos, sendo dois deles como titular, com uma assistência. Ausente das duas últimas partidas pela contusão, foi relacionado para outros cinco duelos, mas não saiu do banco de reservas.
O São Paulo já fez uma alteração na lista de inscritos do Paulistão: James Rodríguez foi incluso no lugar de Luiz Gustavo ainda no decorrer da primeira fase, em brecha permitida pelo regulamento para jogadores que se contundam durante a competição e não tenham previsão de retorno até o final dela.
E aqui cabe a ponderação sobre o planejamento são-paulino. Em um cenário normal, sem contundidos, o senegalês Iba Ly, incluso no último dia permitido de inscrições para a primeira fase, seria o cortado. Mas o setor de volantes virou um problema para o técnico Thiago Carpini. Se Luiz Gustavo está contundido e não volta mais no Estadual, o clube viu ainda Pablo Maia ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Caso não volte a tempo para uma hipotética semifinal, por exemplo, o treinador conta apenas com Bobadilla (também chamado pelo Paraguai) e Negrucci, além do africano, como nomes de origem na posição (Alisson joga improvisado, lembremos).
Ou seja, motivos que tornam a presença de Ly fundamental na lista para que não ocorram mais improvisações.
COMO FUNCIONA A LISTA?
Cada clube que disputa o Paulistão pode ter duas listas de inscritos para a competição.
A principal, chamada de 'A', pode ter até 26 nomes. O limite inicial de inscrição foi até o dia 10 de fevereiro, mas os clubes pode fazer alterações de nomes que comprovadamente se contundiram durante a disputa do campeonato (caso de Luiz Gustavo).
Após o término da primeira fase do Estadual, a FPF (Federação Paulista de Futebol) libera até quatro alterações para o mata-mata, com data limite de 15 de março.
Mas obrigatoriamente os clubes precisam contratar reforços até o dia 7 de março, quando fecha a janela de transferências do futebol brasileiro neste primeiro semestre.
A 'lista B', usada desde 2018, é composta por jogadres comprovadamente formados nas categorias de base do clube. Não há data para inclusão de atletas nela, mas é necessário cumprir algumas exigências, como ter no mínimo 16 anos, ter no máximo 20 e estarem registrado na entidade pelo clube há pelo menos um ano (mesmo sendo emprestado).
0 Comentários