Arboleda pode ter encerrado sua passagem pelo seleção do Eqaudor (Foto: Rubens Chiri/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
15/04/2024
A notícia que agitou o Equador neste final de semana foi de que dois jogadores, entre eles o zagueiro Robert Arboleda, não serão mais convocados pelo técnico da seleção, Félix Sánchez Bas, após vídeo polêmico que circulou com os atletas envolvidos na última Data Fifa.
A informação exclusiva da decisão veio do tradicional jornal argentino Olé. Segundo o periódico, o são-paulino e o atacante Gonzalo Plata, do Al-Sadd, não serão mais convocados pela seleção equatoriana como forma de punição.
A confusão se deu no último dia 25 de março, quando a seleção equatoriana estava nos Estados Unidos para amistosos contra Guatemala e Itália. Um vídeo vazado onde Arboleda aparece em uma casa noturna com dois colegas de equipe gerou enorme celeuma no país sul-americano.
LEIA MAIS SOBRE O CASO
As imagens mostram Arboleda ostentando um bolo de dinheiro e se divertindo com uma mulher semi nua. Junto com o zagueiro aparecem também Kendry Páez e Gonzalo Plata, seus colegas de seleção. O problema é que Páez tem apenas 16 anos.
E o local onde estavam os jogadores não permite a entrada de menores de 21 anos, o que é considerado delito nos EUA. O jovem Kendry Páez, no entanto, levará apenas um puxão de orelha da Federação local. Além disso, haverá conversas com a mãe do garoto e com uma psicóloga para o orientarem para que o fato não se repita.
À época, a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) deixou claro por meio de um comunicado oficial que todos os jogadores retornaram da folga no horário combinando. No entanto, o ocorrido pegou mal e, na mesma nota, a FEF disse que “foram divulgadas imagens de acontecimentos contrários aos valores e princípios que defendemos e promovemos enquanto instituição, o que será motivo de análise para futuras convocações”.
A análise, portanto, resultou na exclusão de Arboleda e Gonzalo Plata das convocações da seleção do Equador, pelo menos enquanto Félix Sánchez for seu treinador. Ainda segundo o Olé, o técnico espanhol ficou furioso com o ocorrido nos Estados Unidos.
RUIM PARA UNS, BOM PARA OUTROS
Apenas observando de longe toda a situação, o São Paulo acaba se beneficiando com a notícia. Arboleda era constantemente convocado por seu país, desfalcando o Tricolor em alguns jogos importantes sem paralisação no absurdo e caótico calendário brasileiro.
E neste 2024, especialmente, poderia ser baixa por um longo período. Isto porque durante a edição da Copa América, que ocorre também nos Estados Unidos, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil não vão parar, fazendo com que as equipes que tenham nomes convocáveis saiam prejudicadas no período.
O torneio de seleções será disputado entre 20 de junho e 14 de julho. O São Paulo, no entanto, está ciente que terá outras baixas durante a competição.
Na última Data Fifa, além de Arboleda, Rafael e Pablo Maia, pelo Brasil, James Rodríguez, pela Colômbia, Bobadilla, no Paraguai, e Ferraresi, na Venezuela, foram chamados para defenderes suas seleções.
Sempre afiado nas redes sociais, o zagueiro Arboleda parece não ter sentido tanto a punição sofrida pela Federação de seu país. Ao saber que não mais seria convocado, publicou uma imagem sorrindo em seu Instagram com a frase “sem chorar”. Na época do vídeo vazado, ele também chegou a ironizar a situação.
Com 32 anos e jogador mais longevo no elenco tricolor, desde 2017, Arboleda já disputou três edições de Copa América pelo Equador, além da última Copa do Mundo de 2022 no Qatar.
0 Comentários