Zubeldía com a taça de campeão da Sul-Americana pela LDU (Foto: Divulgação/Conmebol) |
MARCIO MONTEIRO
19/04/2024
O São Paulo agiu rápido após demitir o treinador Thiago Carpini do comando e abriu conversas nesta quinta-feira (18) com o argentino Luis Zubeldía, 43 anos, para assumir o Tricolor.
A diretoria são-paulina teve conversa de vídeo com o técnico, atual campeão da Copa Sul-Americana com a LDU, do Equador, em que praticamente selou o acordo.
A expectativa é de que já nesta sexta (19) o treinador seja anunciado oficialmente pelo clube do Morumbi, fato que já poderia ter ocorrido no início deste ano, quando o Tricolor buscava um substituto para Dorival Junior após perdê-lo para a Seleção Brasileira.
LEIA MAIS:
Na ocasião, Zubeldía queria uma proposta já oficializada para abrir conversas com o São Paulo, além de outras exigências, o que acabou prolongando as conversas e desagradou o clube, como revelou o coordenador técnico Muricy Ramalho pouco depois.
"Ele (Zubeldía) marcou, depois não queria conversar. Muita pose, 'pode ser daqui dois dias, daqui três dias', e a gente louco no mercado para trazer um treinador. Você vai desculpar, aqui é São Paulo, meu filho. Não é aceitar ou não, a gente queria saber como o cara é. 'Hoje não vai dar, amanhã não vai dar'. E a gente louco no mercado", criticou Muricy em entrevista à CNN.
Desta vez, no entanto, como revelou o AVANTE MEU TRICOLOR, Muricy ramalho deu o braço a torcer e aceitou novas conversas com o argentino, que retribuiu. Outro dos convencimentos sobre o coordenador foi de aceitar um treinador estrangeiro, já que sua preferência era por um brasileiro, como decidido anteriormente por Carpini.
Relembre no vídeo abaixo as recentes conquistas do provável técnico são-paulino.
A CARREIRA DE ZUBELDÍA
Luis Zubeldía começou sua trajetória como técnico bem novo, após lesão ainda cedo como jogador. Aos 27 anos, entrou para a história como treinador mais jovem a comandar uma equipe na 1ª Divisão da Argentina, e já em seu ano de estreia conseguiu um surpreendente 3º lugar com o Lanús, em 2009.
Antes, já havia conseguido classificar o Lanús à Libertadores com o 4º lugar conquistado no Apertura 2008. Passou depois por clubes como Barcelona-EQU, Santos-MEX, Racing-ARG, Cerro Porteño-PAR, Alavés-ESP e LDU-EQU.
E foi em sua segunda passagem pela LDU, entre 2022 e 2023, que Zubeldía brilhou e conquistou seus primeiros títulos, um Campeonato Equatoriano e a Copa Sul-Americana sobre o Fortaleza, após eliminar o São Paulo nas quartas de finais.
O primeiro duelo no Equador, aliás, foi um dos maiores passeios recentes que o Tricolor sofreu nos últimos anos. No 1º tempo, a LDU atropelou o São Paulo, e o placar de 2 a 1 no final ficou barato aos brasileiros. No Morumbi, o São Paulo devolveu o resultado, mas acabou eliminado nos pênaltis, um deles perdido por James Rodríguez (assista abaixo).
0 Comentários