Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Dorival convoca Rafael para Copa América e goleiro pode desfalcar São Paulo por até 11 rodadas do Brasileirão

Domingo, 19 de maio de 2024

Rafael durante treino da Seleção na última convocação (CBF)


RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo

O São Paulo ganhou um desfalque de peso por pelo menos 11 rodadas do Campeonato Brasileiro, na pior das hipóteses.


Na noite deste domingo (19), o técnico Dorival Júnior convocou o goleiro Rafael para integrar a Seleção Brasileira nos amistosos contra México e EUA, respectivamente nos dias 8 e 12 de junho, e na Copa América, que ocorre entre 20 de junho e 14 de julho.


Ele vai substituir Ederson, do Manchester City, que sofreu uma fratura no rosto na terça-feira (14).O goleiro brasileiro se machucou ao se chocar com Romero na vitória por 2 a 0 sobre o Tottenham, pela Premier League.


Na quinta-feira (16), a Conmebol permitiu a inscrição de mais três atletas por equipe. No total, Dorival Júnior vai contar com 26 atletas na competição.  


Com isso, o treinador também convocou Bremer, da Juventus, Éderson, do Atalanta, e Pepê, do Porto, para a disputa do torneio continental, nos EUA. O Brasil está no Grupo D, ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica. Estreia no dia 24 de junho, antes os costa-riquenhos.


"Todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular", afirmou o técnico Dorival Júnior. 


A Conmebol também aceitou esticar para o dia 15 de junho o prazo para a apresentação da lista definitiva dos jogadores inscritos na Copa América. O que em tese pode significar que mais são-paulinos possam ser chamados pelo ex-treinador tricolor.


Em tese, Rafael se apresenta ao grupo de Dorival após a partida contra o Talleres, no dia 29 (quarta-feira), no Morumbi, pela última rodada do Grupo B da Copa Libertadores. Entretanto a CBF estuda liberar a apresentação dos jogadores que atuam no Brasil para o dia 3 de julho, o que permitira sua presença no clássico da véspera ante o Corinthians, em Itaquera. A condição deve ser oficializada nesta semana


É certo que (caso a Seleção avance na disputa continental) o goleiro desfalque o Tricolor nas nove rodadas seguintes (veja abaixo).


Outra dúvida é o confronto ante o Botafogo. Marcado para o dia 17 de julho, no Morumbi, o jogo acontece três dias após a final da Copa América. Caso o Brasil seja campeão ou a CBF antecipe a data do jogo, não é difícil que o goleiro seja ausência.


Fora isso, há a questão dos dois jogos adiados por conta das enchentes no Rio Grande do Sul (Cruzeiro e Internacional), que não se sabe quando a CBF os agendará. Há um respiro no calendário no final da semana da final da Copa América, que deve ser utilizado.


Não serão realizadas rodadas das copas Libertadores e do Brasil durante a Copa América.


Durante a ausência de Rafael, Jandrei deverá ser o titular são-paulino.


Rafael é assim convocado pela segunda vez seguida por Dorival, que o levou para os dois únicos amistosos que fez no comando da Seleção até aqui (Espanha e Inglaterra), em março.


"Eu faço parte deste grupo, deste ciclo porque fui convocado uma vez, me sinto lisonjeado e estarei torcendo muito. Há três grandes goleiros lá na lista, a gente não sabe qual a gravidade da lesão do Ederson e o Dorival, que é um grande treinador e eu sou suspeito para falar dele, ele toma sempre as melhores decisões. Não só por isto, pelo grande profissional que ele é e sei que o meu trabalho aqui no São Paulo que me deu a oportunidade de ir à Seleção. Então, eu continuo trabalhando mas independentemente de quem for, será bem representada a Seleção para a gente voltar a sorrir, ganhar títulos e tenho certeza que temos tudo para ganhar", antecipou o camisa 23 tricolor na semana passada, prevendo sua convocação.


OS JOGOS QUE RAFAEL DESFALCARÁ O SÃO PAULO


Corinthians - 2/6 (dom) - 16h (F) - ÚNICO JOGO COM DATA E HORÁRIO CONFIRMADOS PELA CBF*

Cuiabá - 13/6 (qui) (C)

Vasco - 16/6 (dom) (F)

Criciúma - 19/6 (qua) (C)

Bahia - 23/6 (dom) (C)

Athletico-PR - 26/6 (qua) (F)

Bragantino - 30/6 (dom) (C)

Atlético-MG - 3/7 (qua) (F)

Grêmio - 7/7 (dom) (C)**

Juventude - 10/7 (qua) (F)**

Botafogo - 17/7 (qua) (C)* * 


* CBF deve oficializar a apresentação dos jogadores que atuam no Brasil para o dia 3 de julho
** Jogos que dependem do avanço da Seleção na Copa América




Postar um comentário

0 Comentários