O elétrico Luis Zubeldía jamais foi derrotado pelo Talleres (Foto: Rubens Chiri/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
O São Paulo faz nesta quarta-feira (19) sua sexta partida na história diante do argentino Talleres, buscando ainda quebrar um tabu de nunca ter vencido o rival.
Tudo começou em 2001, quando a já extinta Copa Mercosul colocou os rivais no mesmo grupo D. E os primeiros confrontos terminaram exatamente como começaram, dois empates por 0 a 0, na Argentina e no Morumbi. Porém, o Talleres avançou como líder e o Tricolor acabou eliminado.
Depois, já em 2019, uma memória que a torcida são-paulina não gosta de recordar. Em duelo pela fase eliminatória da Libertadores, que definiria ainda quem avançaria a etapa de grupos, o Tricolor, então comandado pelo ainda inexperiente André Jardine, perdeu na Argentina por 2 a 0.
Na volta, em casa, o São Paulo não saiu de um empate sem gols e foi eliminado da competição sul-americana antes mesmo da fase de grupos.
E por fim, já neste 2024, novamente pela Copa Libertadores, novo encontro das equipes pelo Grupo B. Foi o jogo que marcou a estreia dos dois times, que teve superioridade do Talleres diante de sua torcida, que venceu o Tricolor por 2 a 1.
O São Paulo tem agora mais uma chance de quebrar este incomodo tabu contra os hermanos. Mas o clube hoje conta com outro argentino para tentar derrubar esta marca, o técnico Luis Zubeldía.
Embalado no comando tricolor após oito jogos sem perder (seis vitórias e dois empates), o enérgico treinador vem conquistando corações no clube e carrega consigo outro tabu diante do Talleres, o de nunca ter perdido para os rivais de seu país.
São quatro vitórias e dois empates nos confrontos entre os times de Luis Zubeldía e o Talleres, que ocorreram entre 2018 e 2021.
Zubeldía comandou o Lanús entre 2008 e 2010, e depois o Racing entre 2012 e 2013. Nestas passagens, não enfrentou o rival.
Quando retornou ao Lanús em 2018, teve seus duelos positivos diante do Talleres. Na estreia, em dezembro daquele ano, vitória por 2 a 1 em casa. Em 2019, triunfo por 4 a 2, agora em Córdoba.
Já em 2020 foram mais dois duelos: empate por 1 a 1 longe de casa e vitória de 1 a 0 em seu estádio. Um ano depois, novo triunfo pelo placar mínimo no mês de maio, e um eletrizante empate por 3 a 3 no último confronto, em 25 de outubro de 2021.
Nesta quarta-feira (29), portanto, a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbi, o tira-teima entre equipes e técnico volta a campo, em partida que decide também a liderança do grupo. Se o São Paulo vencer, avança em 1º. Qualquer outro resultado garante a vantagem na chave ao Talleres.
0 Comentários