Hot Posts

6/recent/ticker-posts

VOCÊ SABIA? Muricy, o farmacêutico: ídolo tricolor vendia remédio antes de ir trabalhar com Telê

Um sorridente Bujica na sua farmácia próxima do estádio do Morumbi, em 1988 (Reprodução)


ALEXANDRE GIESBRECHT
@jogosspfc
DO 'ANOTAÇÕES TRICOLORES'


RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo


Originalmente publicado aqui.


É difícil olhar para a foto acima e imaginar que este homem seria um dos técnicos de futebol mais vencedores do Brasil, quase 30 anos depois. 


Ela foi tirada no início de 1988, por Sílvio Porto, da 'Placar', e foi usada numa matéria da seção “Onde Anda” da edição número 922 da revista. 


Na época, Muricy, aposentado precocemente, era um dos sócios de uma drogaria nos arredores do Estádio do Morumbi (que, aparentemente, existe até hoje). Seu pouco contato com o mundo do futebol era em partidas de um time de veteranos que incluía ex-colegas, como Pedro Rocha, Mirandinha e Gilberto Sorriso.


Em 1991, o ex-zagueiro Oscar foi contratado para ser o auxiliar técnico de Telê Santana, acreditando que assumiria o cargo de Telê quando de sua aposentadoria, o que poderia ocorrer ao final daquela temporada. Entretanto, Telê optou por continuar em 1992, e Oscar decidiu deixar o clube. 


“Se houvesse uma garantia, por escrito, de que, daqui a seis meses, eu seria o técnico, eu ficaria”, explicou, no final de fevereiro. “Mas acho melhor desligar-me do clube. Ficar no São Paulo só para dizer que estou no São Paulo, eu não quero.” O episódio gerou uma curiosa — e sensacionalista — chamada no extinto jornal 'Notícias Populares': “Passaram o conto do auxiliar técnico nele”.




“Explicamos ao Oscar que o clube e Telê decidiram ficar juntos por mais algum tempo”, contou o diretor de Futebol, Fernando Casal de Rey. “Nada contra o profissionalismo do Oscar, uma pessoa que prezamos muito e de competência já comprovada. Quando o contratamos, foi, mesmo, para ser o substituto do Telê. Mas a situação mudou.”


Assim, o caminho foi aberto para que Muricy acabasse convidado para ser o auxiliar técnico de Telê, em 1993, após uma passagem no comando do Puebla, clube do México onde ele tinha se destacado como jogador, na primeira metade dos anos 1980. Além de assumir o time quando da ausência de Telê, ele foi o comandante do Expressinho, equipe formada por reservas, que terminou como campeã da Copa Conmebol de 1994. Após a aposentadoria de Telê, devido a uma isquemia, no início de 1996, Muricy passou a ser o técnico do São Paulo, reiniciando uma trajetória de sucesso no comando de diversos times. 

Para essa e mais outras curiosidades sobre a história do São Paulo, conheça o ANOTAÇÕES TRICOLORES. O mais completo informativo diário sobre o clube do Morumbi. Clique aqui e prestigie o trabalho do nosso parceiro.




Postar um comentário

0 Comentários