Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Fregueses em títulos do São Paulo, Palmeiras e Flamengo podem ser rivais no caminho do tetra da Libertadores

São Paulo e Palmeiras podem se encontrar novamente na Libertadores (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

MARCIO MONTEIRO

O São Paulo conheceu nesta segunda-feira (3) o caminho do mata-mata rumo ao tetracampeonato da Libertadores. O Tricolor enfrenta o Nacional do Uruguai nas oitavas de final, mas já sabe também qual é o chaveamento até uma possível decisão.

Além da coincidência de enfrentar o Nacional mais uma vez nas oitavas, como na campanha do primeiro título continental de 1992, o São Paulo pode encarar outros fregueses que trazem boas lembranças.

Avançando às quartas de final, o Tricolor pode ter clássico estadual com o Palmeiras, que precisa antes eliminar o Botafogo. O Choque-Rei também já marcou as oitavas de final da Libertadores de 2005, no terceiro título são-paulino. 

Na ocasião, o São Paulo derrotou os fregueses por duas vezes, 1 a 0 no antigo Parque Antarctica, e 2 a 0 no Morumbi. Cicinho foi o grande algoz palmeirense, com gols nas duas partidas. Rogério Ceni marcou o outro. 

A freguesia se mantém na relação de todos os encontros entre os rivais na Libertadores. Foram dez partidas até aqui, com seis vitórias do São Paulo, três empates e somente um triunfo do Palmeiras. Foram 13 gols são-paulinos contra seis alviverdes.


Outro possível rival na Liberta 2024 é o Flamengo. O time carioca pode encontrar o São Paulo em uma eventual semifinal, se ambos avançarem nas duas próximas fases.

O duelo também já ocorreu em campanha de título, no bicampeonato de 1993. Os rivais se encontraram nas quartas de final da Libertadores, no duelo que colocou frente a frente o atual campeão continental, São Paulo, contra o campeão brasileiro de 1992, Flamengo.

E deu Tricolor, que primeiro empatou por 1 a 1 no Rio de Janeiro, para conquistar sua classificação jogando no Morumbi, onde venceu por 2 a 0, com gols de Muller e Cafu. 

Completando as possíveis coincidências de adversários, em uma eventual final, o São Paulo pode encontrar do outro lado da chave o tradicional River Plate. O temido time argentino, no entanto, não assustou o Tricolor na campanha do tri em 2005.

Pelas semifinais da Libertadores daquele ano, o São Paulo abriu o duelo com boa vitória por 2 a 0 em casa, e novo triunfo, de 3 a 2, atuando em Buenos Aires, para alcançar a grande final em 2005.

A tradição pesa a favor do Tricolor nos confrontos. Basta agora o time de 2024 corresponder e marcar seu nome na história como fizeram as históricas equipes campeãs de 1992, 1993 e 2005. 

Postar um comentário

0 Comentários