Sábado, 22 de junho de 2024
Tricolor teve noite bastante apagada em São Januário (Foto: Wagner Meier/Getty Images) |
MARCIO MONTEIRO
Se Zubeldía não sabia o que era perder pelo São Paulo até pouco tempo atrás, acumulou neste sábado (22) sua segunda derrota seguida pela equipe ao ser goleado, de virada, pelo Vasco por 4 a 1 em São Januário, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor chega assim ao seu quarto jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão, fechando o sábado na 8ª posição. Dependendo dos outros resultados da rodada, pode cair mais três colocações na tabela.
Zubeldía mudou novamente a configuração tática do time. Sem Luciano, poupado juntamente com Arboleada, Lucas jogou enfim mais centralizado e com liberdade pelo meio, com Nestor caindo pela esquerda e Galoppo pela direita, servindo a dupla de ataque formada por Calleri e André Silva, com Luiz Gustavo na contenção a frente dos zagueiros.
A mudança não surtiu efeito. Mais na base da vontade e superação, o limitado time do Vasco foi levemente melhor na primeira etapa, criando mais chances que um apático Tricolor. Bem marcado, Lucas não estava inspirado, e o São Paulo se limitou a bolas esticadas a sua dupla de atacantes.
Com a lesão de Nestor e a derrota na 1ª etapa, o São Paulo voltou com três alterações após o intervalo, com Rato, Araújo e Welington na equipe, tentando ganhar mais força pelas extremidades do campo.
O Tricolor teve o maior controle de bola, mas claramente sentia a falta de seu motorzinho Alisson, suspenso. As principais jogadas eram em cruzamentos na congestionada área vascaína. Cheio de atacantes em campo e sem poder de criação, o São Paulo foi punido com o terceiro gol já aos 34 minutos. Nos acréscimos, David ainda teve tempo para transformar a vitória em goleada com o quarto gol do Vasco.
O JOGO
Até os 10 minutos de partida o São Paulo praticamente não tinha frequentado o campo de ataque. Em jogada ensaiada de escanteio, Rodrigo Nestor cruzou na medida para André Silva, que desferiu cabeçada no ângulo para abrir o placar em São Januário.
Pouco depois, Galoppo serviu Calleri que, prensado, chutou com desvio para escanteio. Após um início com mais posse vascaína, o Tricolor se soltou mais depois do gol e teve maior domínio ofensivo em campo.
Na metade da primeira etapa, o Vasco voltou a equilibrar as ações, criou algumas jogadas de ataque, mas não encontrava espaços para uma boa finalização. Até os 32 minutos, com uma ajudinha do São Paulo.
O INÍCIO DO CAOS
Em boa trama pela direita, Paulo Henrique chutou e a bola foi entrando mansamente para a linha do gol, até Igor Vinícius tentar afastar. A bola, no entanto, bateu no já caído Alan Franco e entrou contra a própria meta são-paulina.
Ainda aos 40 minutos, nova baixa ao Tricolor. Rodrigo Nestor sentiu a coxa esquerda e pediu para sair. Michel Araújo saiu do banco para substituir o lesionado camisa 11.
A situação piorou ainda mais já nos acréscimos. O time da casa se aproveitou de vacilo tricolor, armou bom contra-ataque e viu seu garoto Guilherme Estrella brilhar com um golaço após deixar dois marcadores são-paulinos para trás.
Zubeldía não gostou do que viu e voltou do intervalo cm duas mudanças: Welington na vaga de Patryck pela lateral e Wellington Rato no lugar de Calleri, alterando assim a configuração ofensiva da equipe. Com 26 minutos, mais uma mexida para lançar o time ao ataque. Saiu o lateral Igor Vinícius para entrada do ponta Ferreirinha.
E quando veio mais uma troca desesperada, de Galoppo por Juan, o Vasco encaixou seu esperado contra-ataque, que terminou com golaço do lateral Leandrinho, que havia acabado de entrar para decretar a vitória vascaína. Nos acréscimos, Jandrei ainda precisou fazer boa defesa para tentar impedir a goleada. Ela veio, no entanto, minutos depois, com gol de David para fechar o placar em 4 a 1.
E AGORA?
O próximo compromisso do São Paulo é somente na quinta-feira (27), diante de sua torcida, no Morumbi. O Tricolor recebe o Criciúma, às 20h (de Brasília), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Classificação fornecida por Sofascore
0 Comentários