Hot Posts

6/recent/ticker-posts

No reencontro com Ceni no Morumbi, São Paulo vence o Bahia e volta a encostar na ponta do Brasileirão

Festa tricolor para esquentar no frio domingo paulistano (Ricardo Moreira/Getty Images)

RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo

Contando com boas aparições individuais de Luciano e Ferreirinha e o fim do jejum pessoal de Calleri, o São Paulo fez o necessário para vencer o Bahia por 3 a 1 na tarde deste domingo (30), no reencontro com o ídolo Rogério Ceni, agora comandante do clube nordestino, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O entusiasmante resultado acaba sendo importante para o Tricolor, que consegue assim, com dois triunfos seguidos, encostar de novo no pelotão da frente da classificação: a equipe fica temporariamente até a publicação deste texto em quinto lugar, com 21 pontos.


Após encerrar o jejum de vitórias na quinta-feira (27), o técnico Luís Zubeldía mostrou que o compromisso de evitar o rodízio do time titular, fato apontado como culpado pela queda de produtividade, era verdadeiro. Pela primeira vez, apesar de não estar no banco por cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, ele repetiu  

O frio domingo na capital paulista, com direito até a garoa, parece ter influenciado no ritmo do jogo. Com duas equipes extremamente táticas, a preferência a maior parte do tempo foi por um jogo mais posicional e de ocupação de espaços. Ou seja, a maior parte do tempo lento, cadenciado e estudado. 

Mas longe de ser um jogo ruim...


Apesar do São Paulo começar melhor, com boas chances perdidas de gols, logo o Bahia conseguiu encaixar sua marcação e dominar o controle de bola. O time de Ceni girava, trocava passes, mas não conseguia furar a defesa são-paulina para finalizar.

Um dos pontos que chamou a atenção, contudo, foi o fato de Ceni ter avançado duas linhas defensivas para intensificar o ataque. E foi a hora então dos destaques individuais tricolores aproveitarem a profundida e a velocidade para surpreender.

Aos 29, após alerta de Lucas sobre a postura tática rival, Luciano abriu a jogada na ponta direita para a ultrapassagem de Igor Vinícius, que cruzou na medida para Calleri bater de primeira, no canto do goleiro, abrindo o placar. Foi o primeiro tento do argentino após cinco jogos na seca.

Exatos dois minutos depois, Luciano, de novo, tocou enfiado para Ferreirinha, que saiu junto à linha da defesa baiana, invadiu a área e ampliar o placar.

A expectativa natural seria achar que a coisa ficaria extremamente tranquila para o Tricolor. Mas na volta do intervalo houve tempo para susto. Aos 2, Everaldo recebeu de Everton Ribeiro dentro da área e bateu rasteiro. Jandrei fez boia defesa, mas o rebote sobrou para Gilberto, sozinho, empurrar às redes e descontar.

Com o gol marcado, os visitantes até se animaram. Criaram uma boa chance com Everaldo. Mas o São Paulo conseguiu encaixar sua marcação, repetindo o plano tático do primeiro tempo, forçando novamente o Bahia a avançar suas linhas para articular. E aí tome pressão são-paulina abusando da velocidade de um inspirado Ferreirinha.

Aos 16, o camisa 47 deu um drible desconcertante em Everton Ribeiro na ponta, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Calleri, que cabeceou com perigo, mas para fora.

Três minutos depois, não teve como o Bahia se salvar. Ferreirinha, de novo, saiu costurando a defesa adversária como quis dentro da área e rolou liso, lindo e livre para Luciano tocar na saída de Marcos Felipe.

O tento dava ares de definição, mas ainda houve boas chances. Arboleda salvou um gol que parecia feito de Everaldo. Mas, o fim da tarde pertencia mesmo a Calleri. Aos 33, o argentino chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado após indicação do VAR. Aos 44, no lance mais incrível, o camisa 9 acertou a trave de letra após cruzamento de Wellington Rato. Mas a fatura já estava liquidada. 

Animado com nova sequência positiva, o São Paulo volta a campo às 21h30 (de Brasília) de quarta-feira (3/7) para enfrentar o Athletico, em Curitiba (PR).


Classificação fornecida por Sofascore

Postar um comentário

0 Comentários