Fumaça é destaque na base e está sendo observado por Zubeldía (Foto: Divulgação/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
No início deste mês de junho, mais precisamente no dia 6, Luis Zubeldía visitou pela primeira vez o CFA Laudo Natel, local onde o São Paulo treina seus jovens da base em Cotia.
O argentino ficou encantado com o que viu nas dependências de Cotia e inclusive comandou um treino com jogo entre as categorias sub-20 e sub-17.
“Muito lindo. Primeiro quero parabenizar o clube por sua estrutura. O que vi aqui é grandioso, muitos campos, tudo muito bem cuidado, bonito, vestiários, concentração, é um espetáculo. Fizemos um treino muito bom, de 70 minutos, com jovens entre 17 e 20 anos. Foi muito legal, pois já vivi uma situação como a deles, quando o estafe da equipe principal vem observar como eles jogam. Isso é sempre muito legal e traz uma motivação e ansiedade que são importantes. Destaquei que gostei muito no treino, como se portaram, como competiram e como festejaram os gols, que é o mais importante do futebol”, falou o argentino na ocasião.
E Zubeldía já havia avisado que estava ali para observar nomes para compor o elenco profissional do São Paulo na Barra Funda.
“Não é uma visita apenas para conhecer, é uma visita pensando em curto, médio e longo prazo no time principal. Não gosto de perder tempo. Estou trabalhando com todo o corpo técnico para ver se podemos encontrar jogadores para fortalecer nosso time principal. Os juvenis têm esse fator surpresa, e temos que estar atentos para poder detectá-los”, disse Zubeldía.
E foi o que ele fez. Carlos Belmonte, diretor de futebol do clube, revelou nesta segunda-feira (17) em entrevista ao Arquibancada Tricolor que o comandante argentino pinçou dois jovens para observar nos trabalhos do Tricolor.
“O Zubeldía esteve lá na base né. Ele ficou encantando com o que tem. Hoje ele chamou dois atletas. Igão, zagueiro, e Fumaça, volante, ambos sub-17, e ficarão duas semanas para observação do Zubeldía”, disse Belmonte.
“O primeiro passo é vê-los em seu habitat e o segundo é tirá-los daqui (Cotia) e levá-los ao CT da Barra Funda para que eu os veja em um lugar onde não estão tão habituados a ir, até para que se sintam um pouco incomodados com a presença de toda a comissão. E o terceiro passo é mesclá-los e colocá-los para competir com nosso time principal”, falou Zubeldía em sua visita a Cotia.
E QUEM SÃO IGÃO E FUMAÇA?
O zagueiro Igão, de 16 anos, se destaca faz tempo na base tricolor. O jovem, que está no clube desde 2016, viralizou em 2018, quando ainda estava no sub-11, por uma preleção incentivando seus companheiros de equipe, digna de profissionais.
O zagueiro @Odoni07 (Igão) antes de uma partida pela Copa Ludgero sub-11 em 2018 pic.twitter.com/EAnG0Elsr8
— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) October 20, 2023
Ele assinou seu primeiro contrato profissional com o São Paulo em outubro de 2023, com duração até fevereiro de 2025. Igão falou sobre a emoção deste período frequentando o time profissional.
"É um sentimento único treinar com atletas tão importantes, completamente diferente. Fiquei feliz demais. Treinar com o elenco profissional de onde você faz base, faz você pensar: 'Ontem estava na base e hoje estou entre eles aqui'. É muito especial, você se sente um deles mesmo. E ter contato com atletas mais experientes agrega muito, principalmente para nós, que estamos começando e buscando alcançar o sonho de chegar ao profissional", disse o zagueiro que participou de um jogo-treino com os profissionais na última semana.
Igão participou de jogo-treino com os profissionais do São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram) |
Firme na marcação e líder nato, o jovem Igão também chama a atenção na saída de bola, lembrando características de Beraldo.
O volante Fumaça, com 18 anos recém completados, é outro que está no São Paulo desde as categorias sub-11. E também já tem contrato profissional assinado com o clube.
No final da temporada 2022, o São Paulo assinou o primeiro contrato profissional com Fumaça até dezembro de 2025, com uma multa rescisória astronômica, de 50 milhões de euros (R$ 290 milhões na atual cotação) para clubes europeus e de R$ 18 milhões para equipes do futebol brasileiro.
Frequentemente convocado para as categorias de base da Seleção Brasileira, Fumaça disputou o último Mundial Sub-17 no final do ano passado.
Segundo volante canhoto e de muita intensidade física, Fumaça desponta como uma das grandes joias de Cotia para os próximos anos. O estilo de jogador que traz força e qualidade ao meio-campo.
0 Comentários