James Rodríguez é o grande destaque da Copa América 2024 (Foto: Jamie Squire/Getty Images) |
MARCIO MONTEIRO
James Rodríguez vem deixando a torcida do São Paulo maluca. O meia é o melhor jogador da Copa América, coleciona boas atuações pela Colômbia e foi eleito em três dos quatro jogos que fez no torneio o ‘Craque da Partida’.
O que o torcedor não cansa de se perguntar é: ‘Imagina se ele tivesse essa mesma vontade pelo São Paulo?’. Um sonho que muitos ainda se iludem, mas a situação é muito clara. James não se entrega nem se dedica pelo Tricolor o mesmo que faz por sua seleção colombiana.
O camisa 10 é agora o único representante tricolor no torneio nos Estados Unidos, após Bobadilla, Ferraresi e Rafael caírem com seus países e serem eliminados. No jogo que deu a classificação a Colômbia para a semifinal, James Rodríguez fez gol de pênalti e deu duas assistências na goleada de 5 a 0 sobre o Panamá, onde foi escolhido o melhor em campo pela terceira vez na Copa.
Como disse Carlos Belmonte em entrevista recente sobre James, ele é praticamente o ‘Pelé da Colômbia’. Exaltado pela imprensa nos EUA, especialmente a de seu país, o meia foi perguntado na zona mista após a vitória sobre os panamenhos se almejava ser o grande destaque desta Copa América.
“Eu queria ser o melhor jogador da Copa? Sim, queria fazer uma Copa muito boa, ajudar meus companheiros a irem longe, hoje vamos até o último dia, vamos torcer para que possamos chegar a grande final que todos desejamos, estamos passando por um bom momento também”, declarou James.
Os números do jogador pela Colômbia impressionam. Com as cinco assistências e um gol conferidos até aqui, James é o líder nas participações diretas em gol na Copa América. É também o 1º colocado nas assistências e nos cruzamentos precisos (15).
Na história da seleção, superou uma lenda. James Rodríguez se tornou o maior garçom da Colômbia em todas as edições da Copa América. Com sete passes decisivos ao todo, deixou para trás outro camisa 10, Carlos Valderrama, que conferiu seis assistências em suas participações no torneio.
James e sua seleção encaram agora o Uruguai na semifinal, na próxima quarta-feira (10), e o colombiano está mais motivado do que nunca em realmente sair como melhor jogador da competição.
Se os planos do meia se concretizarem, tanto jogador quanto o São Paulo saem em vantagem. James busca novos ares após não conseguir espaço com três treinadores diferentes no clube paulista, e o Tricolor, por sua vez, espera que as boas atuações do jogador chamem atenção de grandes times do exterior.
Por enquanto, nenhuma proposta oficial pelo meia chegou ao São Paulo, que inclusive não descarta totalmente uma reintegração do jogador ao clube que tem contrato até junho de 2025. O presidente Julio Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte falaram recentemente que a situação de James está indefinida e ele pode, sim, voltar ao time.
Porém, é bom o torcedor não voltar a se iludir, já que quem tem a palavra final sobre quem vai a campo pelo São Paulo é Luis Zubeldía que, a princípio, já descartou totalmente a utilização do jogador após o que viu nos treinos. Assim, o caminho do jogador deve ser mesmo longe do Morumbi neste segundo semestre.
0 Comentários