O São Paulo oficializou nesta sexta-feira (5) que o auxiliar Carlos Gruezo será o substituto do técnico Luís Zubeldía no comando da equipe na partida deste sábado (6), às 20h (de Brasília), no Morumbi, contra o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro.
Zubeldía e Maxi Cuberas, o outro auxiliar do treinador que o substituiu no último final de semana contra o Bahia, cumprirão suspensão automática após serem expulsos na vitória do meio de semana sobre o Athletico.
Gruezo tornou-se auxiliar de Zubeldía em 2011, no Barcelona de Guayaquil, clube que defendeu também como jogador.
A partir daí, o auxiliar acompanhou o treinador na maioria de seus trabalhos: LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín, Cerro Porteño, Lanús, LDU e agora o São Paulo.
Ele é pai do meio-campista Carlos Gruezo, que disputou a Copa América deste ano e as Copas do Mundo de 2014 e 2022 pela seleção equatoriana.
A oportunidade do equatoriano quebrará uma marca importante: Gruezo será o primeiro negro a dirigir o São Paulo desde 1989, quando Cilinho, campeão paulista em 1985 e 1987, foi demitido.
Ao todo, com o equatoriano, o Tricolor teve sete treinadores negros em sua história. Além dos dois citados treinaram também a equipe Ariston de Oliveira, Bebeto de Oliveira, Caxambu, Sylvio Pirillo e José Carlos Serrão.
Além dessa marca, Gruezo entra para a história também como o primeiro técnico equatoriano da história do clube do Morumbi.
0 Comentários