Raphael Claus informou os acontecimentos pós-clássico na súmula (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) |
MARCIO MONTEIRO
A súmula do árbitro Raphael Claus relatando os acontecimentos do agitado clássico entre São Paulo e palmeiras na tarde deste domingo (18) foi bastante extensa.
Além de citar a expulsão de Rodrigo Nestor por sair na mão com Zé Rafael a caminho dos vestiários, Claus mencionou também diversos outros acontecimentos da tumultuada partida pelo Brasileirão.
O grande fato ocorreu instantes após o apito final, quando uma confusão generalizada se iniciou ainda no gramado alviverde, rumo aos vestiários do estádio, com muitos empurrões e socos desferidos. Raphael Claus apontou os culpados por iniciarem a treta.
“Relato que após o término da partida os senhores Manoel Rodrigues Teixeira e Leonardo David Ribeiro, ambos gandulas da partida, provocaram comemorando na área técnica destinada à equipe visitante, causando assim uma confusão generalizada”, indicou a súmula.
Outro detalhe conferido no documento, que pode gerar punição ao rival, foram diversos objetivos arremessados em campo pela torcida palmeirense durante o clássico.
"Informo que aos 27 minutos do 2° tempo, após a marcação de um gol a favor da equipe do São Paulo FC, foi arremessado no campo de jogo 01 pé de tênis branco, 01 copo descartável contendo água e 01 saco plástico contendo pipoca vindo da direção de onde se encontravam os torcedores da equipe da S.E. Palmeiras, não atingindo ninguém", informou Claus.
As confusões após o clássico ainda serão analisadas e podem gerar punições.
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou nota logo após o fim do clássico em São Paulo dizendo que irá analisar a súmula e as imagens da partida para possíveis punições.
“A Procuradoria-Geral de Justiça Desportiva já está ciente dos fatos ocorridos na partida entre Palmeiras e São Paulo e adotará as medidas cabíveis na seara da persecução disciplinar, com base na súmula da partida e nas provas audiovisuais", informou Paulo Dantas, procurador-geral do STJD.
Os jogadores envolvidos na pancadaria podem ser denunciados por agressão física e receber punições segundo o artigo 254-A, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A pena diz que o jogador pode ter uma ‘suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código’.
Assim, se denunciado e provado algum ato de agressão, jogadores de São Paulo e Palmeiras podem receber punição de quatro a doze partidas fora de ação.
0 Comentários