Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Contra Nacional, São Paulo tenta manter escrita extremamente positiva em oitavas da Libertadores

Cicinho ajuda a despachar o Palmeiras em 2005 (Morumbiteca)

RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo

Quando entrar em campo nesta quinta-feira (15) para enfrentar o Nacional no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Uruguai, o São Paulo terá a seu favor um retrospecto extremamente favorável na disputa desta etapa da disputa continental.

Considerando que o formato de mata-mata convencional como conhecemos hoje foi iniciado na edição de 1989 da competição (houve nos anos 1960 fases eliminatórias, mas sem a participação do Tricolor), o clube do Morumbi inicia a sua 15ª disputa das oitavas. E em 11 delas acabou classificado. Em apenas três foi eliminado.

Os bons presságios começam logo na primeira oitava com a presença são-paulina. Foi em 1992. Você já sabe como terminou a história. O adversário? Justamente o Nacional, o mesmo de agora.

Os uruguaios voltariam a trombar o caminho tricolor nesta etapa eliminatória em 2008. Mais uma vez, contudo, deu São Paulo classificado.

Caso a escrita seja mantida neste ano, o Nacional, além de pedir música, poderá igualar a maior freguesia são-paulina nas oitavas: o Palmeiras, eliminado três vezes pelo clube do Morumbi.

Outro dado que traz esperança aos corações tricolores é que todas as três eliminações são-paulinas nesta etapa da disputa foram para brasileiros. Quando o adversário é gringo, o Tricolor elimina.

No histórico são-paulino nas oitavas, o fato mais curioso ocorreu em 2009, quando a equipe se classificou sem jogar. Isso porque a Conmebol decidiu eliminar os times mexicanos devido à pandemia de gripe suína que assolava o mundo após o país norte-americano fechar suas fronteiras. O adversário brasileiro seria o Chivas.

O SÃO PAULO NAS OITAVAS DA LIBERTADORES

1992 - Nacional-URU (classificado)
1993 - Newell's Old Boys-ARG (classificado)
1994 - Palmeiras (classificado)
2004 - Rosario Central (classificado)
2005 - Palmeiras (classificado)
2006 - Palmeiras (classificado)

2007 - Grêmio (eliminado)
2008 - Nacional-URU (classificado)
2009 - classificou direto após eliminação das equipes mexicanas por conta da epidemia de gripe suína (enfrentaria o Chivas)
2010 - Universitário-PER (classificado)

2013 - Atlético-MG (eliminado)
2015 - Cruzeiro (eliminado)
2016 - Toluca-MEX (classificado)
2021 - Racing-ARG (classificado)

 


Postar um comentário

0 Comentários