O Goztepe, da Turquia, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (16) a contratação do atacante Juan por empréstimo de uma temporada junto ao Southampton. Para a transação ser concretizada, os ingleses toparam pagar R$ 5,4 milhões ao São Paulo para ter a liberação antecipada, visto que o vínculo da cria de Cotia de 22 anos no Morumbi ia até o final do ano.
Mas a situação gerou dúvidas na torcida tricolor. Afinal, assim como Juan, o Southampton também assinou contrato de cinco anos com o lateral-esquerdo Welington, esse titular absoluto no São Paulo. Por qual motivo, afinal o investimento foi feito no atacante, criticado nas arquibancadas e terceiro reserva da posição?
O AVANTE MEU TRICOLOR apurou a situação com empresários e especialistas em futebol europeu para entender. E a resposta está justamente na frequência de aparições no time são-paulino dos camisas 6 e 33.
Na Turquia, além da oportunidade de aparecer com maior frequência em campo, Juan jogará em uma liga com peso maior no cálculo da Premier League e Football Association para obtenção do visto de inscrição.
O 'average' é uma média burocrática que envolve número de jogos relacionados por atuados, com diferenciação por peso do campeonato na temporada vigente (como no caso do Brasil) ou na temporada passada (caso da Europa).
Por esse motivo, o rival Santos viu duas de suas joias terem futuros distintos. Ângelo, espécie de reserva de luxo quando promovido, teve de ser emprestado, enquanto Deivid Washington ficou no Chelsea, afinal já era titular absoluto do Peixe.
É por esse motivo também que a joia palmeirense Estevam não foi de imediato ao time londrino e ficará no rival verde, onde quase sempre ou entra vindo do banco ou é titular, mantendo boa média de jogos.
Existem gatilhos que ajudam o jogador que não atinge o índice, como presença na seleção nacional, mesmo as de base. Mas Juan passou apenas pela sub-17, com peso muito menor.
No Morumbi, o atacante é reserva e quase sempre opção não utilizada no banco, o que faz não ter o score desejado para o visto de inscrição. Nesta temporada, o camisa 31 atuou em 21 jogos, sendo 15 deles vindos do banco de reservas, com três gols marcados. Em outras 23 oportunidades ficou como opção no banco, mas não entrou nos jogos. A minutagem total é de 658, considerada baixa.
Situação oposta a de Welington. O lateral é o terceiro atleta que mais atuou na temporada pelo Tricolor, jogando 36 das 39 vezes que entrou em campo até aqui como titular. Em apenas três vezes ele foi relacionado no ano e não entrou em campo, com um total de 3.189 minutos jogados.
Já é o suficiente para ser inscrito na Premier League.
Modesto no cenário turco, o Goztepe é controlado pelo mesmo grupo do Southampton. E usado como clube satélite para situações como essa.
0 Comentários