Ferrerinha, Nestor e Luciano são baixas nos próximos jogos do Tricolor (Foto: Montagem AMT) |
MARCIO MONTEIRO
O domingo (18) do São Paulo foi para se esquecer. Tudo deu errado. Em campo, derrota por 2 a 1 para o Palmeiras na arena rival, com gol no último lance da partida, em falha de Rafael e Arboleda.
O resultado derrubou o Tricolor da 5ª para a 6ª colocação no Brasileirão, passado pelo Bahia. A rodada ainda pode terminar com o São Paulo em 7º lugar, se o Cruzeiro superar o Vitória em jogo ainda nesta segunda-feira (19).
MAIS TRÊS LESIONADOS!
Mais uma vez, o gramado maldito do estádio palmeirense fez vítimas no São Paulo. Primeiro foi Ferreirinha. E o mais grave deles. O camisa 47 se contundiu logo aos cinco minutos da derrota, ao prender o pé após recuar uma bola para Rafael e sentiu uma contusão. Precisou ser substituído e foi para o banco, onde ficou com uma bolsa de gelo na coxa direita.
Na manhã desta segunda, o departamento médico do clube realizou exames no atacante, que detectaram uma lesão na coxa direita. E Ferreirinha pode ficar até dois meses fora dos gramados em uma projeção mais conservadora.
Depois, a mais impactante delas, o lateral Patryck, que havia substituído justamente Ferreirinha, se contundiu aos 16 minutos do 2º tempo, quando subiu para cabecear uma bola e caiu de cabeça no campo, chegando a ficar desacordado.
Patryck caiu desacordado e assustou no clássico (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images) |
Ele saiu rapidamente de ambulância direto ao hospital, onde passou a madrugada internado para observação, seguindo protocolo médico, e assistido por profissionais do clube tricolor.
Nesta manhã, foi diagnosticada uma fratura na clavícula direita de Patryck, causada pelo trauma sofrido durante a derrota para o Palmeiras. Ainda internado, a expectativa é de que receba alta ainda nesta segunda-feira.
Por fim, Moreira, que deixou o clássico aos 15 minutos da segunda etapa, foi outro que aumentou a lista de desfalques tricolores. O São Paulo informou que o lateral-direito terminou a partida com dores, passou por avaliação e teve diagnosticada uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda.
Deve ser desfalque por pelo menos 15 dias, em previsões mais otimistas. Com isso, a lista de jogadores do Tricolor contundidos no piso sintético da arena rival subiu para dez, contando jogos desde 2022. É a quinta contusão do lateral no ano. Foram 24 jogos ao todo afastado na temporada e entregue ao Reffis.
EXPULSÕES E BAIXAS NO BRASILEIRÃO
Ainda dentro de campo, mas já partindo para fora dele, o São Paulo tem duas baixas para o próximo duelo pelo Brasileirão, contra o Vitória, no próximo final de semana.
Luciano recebeu dois cartões amarelos, resultando em um vermelho para sua expulsão ao fim do Choque-Rei. Após o apito final, com a confusão generalizada iniciada por provocações de gandulas palmeirenses, Nestor desferiu um soco em Zé Rafael, o que foi captado pelas câmeras, e incluído por Raphael Claus na súmula.
Assim, Rodrigo Nestor também foi expulso, juntamente com o palmeirense, apesar de não ter recebido efetivamente o cartão vermelho, ainda como informado na súmula do clássico.
A dupla é, portanto, desfalque para o duelo com os baianos no Morumbi, no próximo domingo (25), às 18h30 (de Brasília).
POSSÍVEIS SUSPENSÕES PESADAS
Nestor pode levar punição ainda mais severa do que a simples suspensão automática de uma partida. O jovem meia está na mira do STJD, que está analisando as imagens do clássico para efetuar possíveis punições.
Quem também foi visto em imagens de briga, atingindo o historiador do Palmeiras, Fernando Galuppo, é o zagueiro Sabino, com um belo soco no engraçadinho provocador.
Os jogadores envolvidos na pancadaria podem ser denunciados por agressão física e receber punições segundo o artigo 254-A, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A pena diz que o jogador pode ter uma ‘suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código’.
Assim, se denunciado e provado algum ato de agressão, jogadores de São Paulo e Palmeiras podem receber punição de quatro a doze partidas fora de ação no Brasileirão.
Portanto, o São Paulo tem oficialmente hoje sete contundidos: Pablo Maia (cirurgia na coxa), Alisson (cirurgia no tornozelo), Erick (incômodo na região anterior da coxa), Liziero (lesão muscular no quadril), Ferrerinha (lesão na coxa), Patryck (fratura na clavícula) e Moreira (lesão muscular na coxa).
E há ainda o lateral Igor Vinícius, que após quatro jogos de fora com o status de 'preservado por risco elevado de lesão', apareceu como poupado no clássico para aprimorar a melhor forma física. Pode ser que volte a ficar à disposição no duelo com o Nacional na quinta-feira.
0 Comentários