Calleri e Arboleda estão entre os que mais jogaram pelo time no ano (Foto: Paulo Pinto/SPFC) |
O São Paulo se planejou para chegar no Uruguai com o menor número possível de baixas. Deu certo. A equipe foi totalmente reserva na vitória sobre o lanterna Atlético-GO no último domingo (11), preservando os titulares para o confronto com o Nacional, pela Libertadores, nesta quinta-feira (15).
E cinco nomes que lideram em participações em jogos do Tricolor no ano estarão na partida de oitavas de final em Montevidéu. O quinteto de ferro formado pelos atacantes Luciano, Ferreirinha e Calleri, além dos defensores Arboleda e Welington são os que mais entraram em campo em 2024. Alisson aumentaria a lista, mas está fora da temporada, após passar por cirurgia.
O Tricolor realizou 46 jogos neste ano, e Luciano é o mais fominha da turma. O camisa 10 esteve em 41 deles, com 13 gols marcados, o que o deixa na artilharia do time, além de mais uma assistência conferida.
Entre críticas e idolatria, Luciano sempre foi importante com todos os últimos treinadores do São Paulo. Era com Dorival, foi com Carpini e é titular indiscutível de Luis Zubeldía.
Logo em seguida aparece Ferreirinha, que há pouco tempo reclamava que não tinha tanto espaço no time, mas virou titular absoluto de Zuba. Foram já 40 aparições do arisco ponta esquerdo neste ano, com oito gols e três assistências, além de muito adversários humilhados por seus dribles desconcertantes.
Destes 40 jogos, em quase metade, 19, o atacante começou no banco de reservas e entrou durante a partida, o que aumenta ainda mais sua importância nos números.
Ferreira é o único da lista com mais aparições dentre os reforços que chegaram nesta temporada. O que mais se aproxima é Erick, que já entrou em campo 27 vezes pelo São Paulo no ano, mas é baixa para o duelo pela Liberta.
Depois se destacam dois defensores em aparições, o primeiro deles, mais por total carência na posição, o lateral esquerdo Welington. Ele entrou em campo 38 vezes, com uma assistência conferida. Em 35 oportunidades, foi titular.
Arboleda vem logo em seguida. O xerifão da defesa tricolor jogou 37 vezes, com um gol marcado nesta temporada. Destas, 36 foram como titular, o que o deixa na liderança no quesito: ninguém começou jogando mais partidas em 2024 pelo São Paulo do que o equatoriano.
O lesionado Alisson viria logo na sequência, com 36 jogos, mas está fora de ação. Assim, Calleri, com 35 participações é o quinto em atividade que mais atuou, sendo 33 vezes como titular.
O artilheiro argentino já foi às redes 12 vezes, além de servir de garçom com mais quatro passes para gol, o que o torna o jogador com mais participações em gols do São Paulo no ano, 16.
São os pilares do Tricolor na temporada. Arboleda se mantém seguro na zaga, ainda mais com a crescente de Alan Franco, Welington segura o posto na lateral enquanto não aparece ninguém melhor, e os três homens de frente, cada um em sua característica, vêm se destacando e se mostram importantes em jogos complicados.
O São Paulo está no Uruguai, onde realizou o último treino na tarde desta quarta (14) antes da decisão com o Nacional. O duelo de ida é nesta quinta-feira (15), às 19h (de Brasília).
0 Comentários