Com o São Paulo garantindo a sua classificação na noite desta quinta-feira (22), está definido que o adversário nas quartas de final da Copa Libertadores será o Botafogo.
Quem vê atualmente o time carioca goleando rivais e eliminando o Palmeiras, pode até pensar que historicamente é um adversário que bateu de frente com o Tricolor.
Mas a realidade passa longe disso.
Os adversários do momento já se encontraram sete vezes em duelos eliminatórios ao longo da história. E a vantagem, claro, é são-paulina.
Apenas duas vezes os botafoguenses puderam comemorar uma eliminação sobre o São Paulo. Uma delas uma final. A do Torneio Rio-São Paulo de 1998. Os cariocas também levaram a melhor, nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte, quando após despacharem o Tricolor caíram na final para o Juventude em um Maracanã lotado.
Fora essas ocasiões, só deu Tricolor sobre o adversário de General Severiano.
A primeira vez que se encontraram em um duelo eliminatório foi em janeiro de 1949, quando a dupla combinou uma espécie de desafio entre ambos por terem sido campeões estaduais na temporada anterior e, no Pacaembu, o time paulista venceu por 2 a 1 e ficou com o troféu.
Ainda contando apenas finais, São Paulo e Botafogo se enfrentariam em mais duas oportunidades. Em 1994, em jogo disputado no Japão, o Tricolor venceu por 3 a 1 e levou a Recopa Sul-Americana.
Mas certamente a decisão mais conhecida pelo são-paulino é a do Torneio Rio-São Paulo de 2001, quando um jovem Kaká, ainda com o nome escrito com C, surgiu e ajudou a atropelar o Botafogo, com um 4 a 1 na ida, no Rio, e um 2 a 1 no Morumbi.
O São Paulo ainda levou a melhor na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1981 e na Copa Master Conmebol de 1996, na mesma etapa de disputa.
0 Comentários