Treinador Luis Zubeldía será julgado pelo STJD por expulsão no Brasileirão (Foto: Divulgação/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
O técnico Luis Zubeldía foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (29) pela expulsão no jogo entre São Paulo e Athletico, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na vitória por 2 a 1 do Tricolor no último dia 3 de julho, Zubeldía recebeu dois cartões amarelos por sair de sua área técnica e invadir o campo de jogo, o que foi bastante contestado pelo treinador em sua entrevista na ocasião.
“O árbitro me puniu por eu entrar em campo no primeiro e no segundo cartão. Acredito que os cartões foram exagerados. Está faltando campo, vivência no futebol. O regulamento é muito quadrado e se eu entro um metro... Falta um pouquinho de futebol, sabe? Está tudo bem, mas é preciso ''calçar as chuteiras' para interpretar melhor o jogo”, disse o argentino no dia.
O julgamento irá ocorrer na próxima segunda-feira (2/9), às 11h (de Brasília). Além de Zubeldía, estará também no processo no tribunal seu auxiliar Maxi Cuberas, expulso por reclamação na mesma partida.
Os treinadores foram enquadrados no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras”.
A pena prevista para a dupla é de uma a seis partidas de suspensão, que pode ainda ser substituída por advertência, a depender da gravidade do ato.
As constantes expulsões na comissão técnica tricolor tem sido assunto importante de discussão. Luis Zubeldía já recebeu 14 cartões amarelos e dois vermelhos desde que chegou ao São Paulo, no mês de abril.
Com tantas suspensões, desfalcou a equipe a beira do campo em cinco oportunidades: pelo Brasileirão, nas vitórias sobre Bahia e Bragantino, no empate com o Botafogo e na derrota para o Palmeiras, além do revés diante do Atlético-MG nesta última quarta pela Copa do Brasil.
Sem o técnico, Maxi Cuberas costuma assumir o posto no banco, mas foi criticado neste último duelo com o Galo por fazer apenas uma alteração no time, já nos minutos finais da derrota.
O fato fez com que Maxi Cuberas alcançasse um recorde nada agradável de quase uma década pelo São Paulo. Clique aqui para entender. Na entrevista coletiva no Morumbi, o auxiliar se justificou.
"Somos uma comissão técnica com vários integrantes. Nos conhecemos e trabalhamos há muitos anos juntos. Falamos bastante sobre o que pretendemos da equipe e, conjuntamente, tomamos decisões. Neste caso, tomo decisões com os demais companheiros da comissão", explicou Cuberas.
0 Comentários