Hot Posts

6/recent/ticker-posts

É O QUE SOBROU: Veja as chances de classificação à próxima Libertadores do São Paulo pelo Brasileirão

Competição nacional virou única fonte de alegrias à torcida (Alexandre Schneider/Getty Images)

RAFAEL EMILIANO

Onze jogos. É o que sobrou ao São Paulo para tentar salvar uma temporada que, longe de ser um desastre, deixou um gosto deveras amargo ao torcedor que sonhava com glórias em um ano que prometia ser promissor por conta das conquistas inéditas da Copa do Brasil em 2023 e Supercopa do Brasil ante o rival Palmeiras, no início de fevereiro.

A frustração é justificável. O Tricolor se despediu de todos os três mata-matas do ano na mesma fase, as quartas de final. E eram justamente as competições em que o clube do Morumbi apostava alto em suas chances de faturar um título no ano.

Sem duelos eliminatórios, sobrou o Campeonato Brasileiro, onde desde o início da gestão Julio Casares o Tricolor acumula campanhas que ficaram abaixo das expectativas, fora do principal objetivo, a zona de classificação à Libertadores.

Desta vez, contudo, a coisa soa diferente. O São Paulo chega depois de 27 jogos na quinta colocação (que lhe garantiria vaga na fase preliminar da competição continental), com 44 pontos, dois de vantagem do trio Bahia, Cruzeiro e Internacional, empatados na sexta posição. E apenas um atrás do Flamengo, que hoje seria o último classificado diretamente para a fase de grupos.

Como forma oportunista, ou seja, ganhar uma 'vaga extra' que poderia ser aberta por alguma conquista de título de um time melhor colocado que si na tabela, o São Paulo tem duas alternativas, ambas cariocas.

Uma é justamente o algoz Botafogo, único do G-4 que segue vivo na disputa pelo título da Libertadores. A outra é o Flamengo, que está na semifinal da Copa do Brasil. Caso conquistem algum desses títulos, o São Paulo herdaria a vaga direta na fase de grupos do Brasileirão.

Mas e diretamente? 

Bem, segundo o site 'Infobola', do matemático Tristão Garcia, o São Paulo não tem mais chances de chegar à conquista do Brasileirão.

Isso, todos os torcedores meio que já sabem.

Quanto à chegar na disputa continental diretamente na fase de grupos, a chance do Tricolor é pequena proporcionalmente. Isso porque são 22%, atrás de Inter (26%), que tem jogos a menos para serem disputados, e Flamengo (40%). Ou seja, não depende só de si para chegar lá.

Mais fácil a pré-Liberta, onde o São Paulo é um dos favoritos. Tem 59% de ficar no G-6. Basta manter a produtividade atual que chega lá.

Seja como for, não há tempo para se lamentar a queda para o Botafogo. O objetivo são-paulino no Brasileirão já começa a ser colocado à prova neste domingo (29), quando enfrenta o Corinthians, em clássico para se recuperar e garantir sua manutenção no topo da tabela.



 

Postar um comentário

0 Comentários