Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Juiz de polêmica em São Paulo x Fluminense é denunciado no STJD e pode ser suspenso por ‘deixar de observar regras’

Paulo César Zanovelli pode ser suspenso após erro no Maracanã (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

MARCIO MONTEIRO

Mais um capítulo de São Paulo x Fluminense aconteceu nesta segunda-feira (16). O árbitro da partida vencida pelos cariocas no último dia 1º de setembro, Paulo César Zanovelli, foi denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode ser punido pelo órgão.

A denúncia protocolada foi feita com base no artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "deixar de observar as regras da modalidade". 

O lance em questão reclamado pelo São Paulo aconteceu quando Thiago Silva parou a bola com a mão na defesa para cobrar uma suposta falta de Calleri sobre um adversário. O árbitro, no entanto, havia dado vantagem e não marcado a infração. Na sequência da jogada, o Fluminense marcou seu primeiro gol. 

Se condenado, Zanovelli pode ser suspenso de 15 a 120 dias pelo STJD. Em caso de reincidência, a suspensão pode subir para até 240 dias, com multa de R$ 100 até R$ 1 mil, como informado inicialmente pela ESPN.


O documento também mostra que a anulação da partida, como foi pedida pelo São Paulo de maneira separada, ainda pode ocorrer se comprovado erro de direito.

"A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado", diz trecho divulgado pela ESPN.

Os julgamentos, tanto do árbitro quando do pedido de anulação da partida, ainda não têm datas definidas para acontecer.

O resultado de um, no entanto, não necessariamente afeta diretamente o outro. Paulo César Zanovelli pode ser punido e afastado por seu erro, mas se o STJD entender que não houve "erro de direito" na partida, ela não será anulada.

Desde o erro cometido no Maracanã, Zanovelli não vem sendo escalado pela CBF para atuar. 

Postar um comentário

0 Comentários