Hot Posts

6/recent/ticker-posts

São Paulo pressiona nos bastidores para fazer jogo de reinauguração do Pacaembu

Estádio privatizado não tem data ainda para sua reabertura (Miguel Schincariol/AFP)

RAFAEL EMILIANO

O AVANTE MEU TRICOLOR apurou com fontes da alta cúpula são-paulina que o clube do Morumbi vem pressionando a Allegra, concessionária responsável pelo estádio do Pacaembu desde a privatização do equipamento municipal pela então gestão Bruno Covas (PSDB), em 2020, para que o São Paulo seja o responsável pela partida de reinauguração do espaço, fechado desde então para a reforma.

À reportagem, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a 'honraria' de reabrir o mais tradicional palco do futebol paulistano seria uma forma de compensar o acordo que o Tricolor tinha com a concessionária para utilizar o espaço neste ano e que acabou virando vinagre por conta dos atrasos na obra de reformulação do estádio.

Reuniões e conversas vêm acontecendo por parte da gestão Julio Casares para alinhar a presença do São Paulo na reabertura do espaço. Mas a falta de uma data concreta par a reinauguração prejudica. 

Sem expectativa para usar o Pacaembu neste ano, por exemplo, o clube do Morumbi negocia com os responsáveis pelo Mané Garrincha, em Brasília (DF), para ser a casa são-paulina quando sua casa estar indisponível.

Conforme o AMT revelou em novembro de 2023, o São Paulo foi o primeiro clube a fechar acordo com a Allegra para utilizar o Pacaembu

Com a expectativa do Morumbi receber até 27 shows e eventos neste ano por conta da parceria fechada entre Tricolor e Live Nation, um acordo para utilização do Pacaembu pelo clube foi fechado e envolveria a realização de até 15 partidas do São Paulo no local.

Desde então, além do São Paulo, somente o Santos sentou com a Allegra para utilizar o Pacaembu. Mesmo assim, diferente do Tricolor, as conversas da concessionária com a gestão do clube litorâneo de Marcelo Teixeira estão estagnadas (assim como os passos para a reforma da Vila Belmiro).

O Palmeiras, também constantemente 'desalojado' de seu estádio por conta de shows, tem como opção a Arena Barueri, arrendada por Leila Pereira, sua presidente. O Corinthians, por sua vez, sofre com a falta de eventos em sua arena em Itaquera, na zona leste paulistana. A reportagem apurou que por conta desse cenário, os rivais querem acordos pontuais com a Allegra e não fechamentos prévios de acordos para utilização do Pacaembu.

Imagens de drone divulgadas pelo canal 'Voando Por Aí' em agosto mostram que as obras do Pacaembu estão avançadas. 

Assentos já foram instalados nas arquibancadas da lateral do campo. A área da curva não contará com cadeiras.

A área de lazer entre o campo e arquibancada ainda passa por obras para a conclusão. Assim como as cabines e camarotes. A esplanada, que terá capacidade para 2,5 mil pessoas, é a área que ainda está com a evolução menos nítida. As imagens mostram que o quarto andar ainda está em obra.

Por outro lado, a quadra de tênis e centro de convenções estão liberadas. A piscina olímpica também está pronta e já com água para receber eventos.

As obras de reforma no Pacaembu foram parcialmente aceitas pela Prefeitura de São Paulo na primeira quinzena de agosto, após vistorias entre os dias 26 e 28 de julho.

Porém, o laudo da equipe da Prefeitura apontou que ainda faltavam ajustes, em especial na parte de fornecimento de energia elétrica e na área do clube, como na piscina e no ginásio poliesportivo.

O AVANTE MEU TRICOLOR procurou a assessoria de imprensa das Allegra para comentar as informações, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A promessa inicial da Allegra era reabrir o Pacaembu ano passado, mas uma série de problemas nas obras atrasou o projeto. Uma data foi marcada em abril e o evento seria um show do cantor Roberto Carlos, mas a Prefeitura acabou barrando o espetáculo por problemas estruturais encontrados e denunciados pela própria concessionária.

Jogar no Pacaembu não é algo estranho ao São Paulo. O local é o segundo estádio em que o clube mais atuou na história, com 1.038 partidas realizadas, somando 571 vitórias, 229 empates e 238 derrotas. São incríveis 62,36% de aproveitamento, com 2.232 gols marcados e 1.276 sofridos. Os números são da 'SPFCpédia'.

A última vez que o Tricolor atuou no palco foi em 5 de outubro de 2019, quando venceu o Fortaleza por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

O 'novo Pacaembu' sofrerá mudanças estruturais profundas. O setor tradicionalmente chamado de 'tobogã', um lance de arquibancadas erguido pelo então prefeito Paulo Maluf em 1970 atrás de um dos gols para aumentar a capacidade, foi demolido. No local foi construído um prédio administrativo para realização de eventos. O gramado também foi mudado. Sai a grama natural e entra o polêmico piso artificial, tão criticado pelo próprio São Paulo.



 

Postar um comentário

0 Comentários