A atual equipe sub-20 do São Paulo, com bons talentos para o futuro (Foto: Rubens Chiri/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
O São Paulo é o clube brasileiro com a melhor categoria de base do mundo. Quem aponta o dado é o Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), que divulgou nesta quarta-feira (30) estudo com os melhores clubes a formarem jogadores nas 49 melhores Ligas do mundo.
O Tricolor é o 17º na colocação geral entre todas as equipes do planeta, mas lidera entre os brasileiros, à frente de Flamengo (24º), Corinthians (28º) e Fluminense (30º). Nos últimos anos, o clube do Morumbi tem investido pesado nas instalações de Cotia, onde são formados seus jovens.
Os dados da pesquisa do CIES juntam questões objetivas, como a quantidade de atletas revelados que estão atuando em 49 divisões de elite pelo mundo, com uma métrica que calcula o nível esportivo das ligas em que estão atuando no momento.
No topo do ranking aparece o português Benfica, que teve índice de 103,7 na avaliação final do CIES. O clube tem 94 jogadores revelados e hoje atuando nos campeonatos avaliados e 10,3% no nível esportivo, que considera os minutos em campo desses atletas ponderando com a qualidade da liga.
Completam os cinco primeiros da lista Boca Juniors-ARG, Barcelona-ESP, River Plate-ARG e Ajax-HOL.
O São Paulo ficou na 17ª colocação graças aos 66,3 pontos obtidos no índice de avaliação do estudo, com 57 jogadores revelados e mais 16,2% de nível esportivo.
Outras agremiações brasileiras que figuraram no ranking foram Internacional (33º), Grêmio (37º), Palmeiras (43º), Cruzeiro (62º), Santos (69º), Athletico (70º) e Vasco (93º).
0 Comentários