Alves, Ryan Francisco e Ferreira formam trio ofensivo letal do Tricolor (Foto: Divulgação/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
Chegou o final de ano. A prova disso é a definição da Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Jr. que terá em 2025 sua 55ª edição. O Tricolor está no grupo 11, com XV de Jaú, time sede, Picos-PI e Serra Branca-PB. O clube tem quatro títulos do torneio mais tradicional da base e aposta em geração promissora pelo pentacampeonato.
E, obviamente, enchem os torcedores de esperança para o objetivo principal, a equipe profissional comandada por Luis Zubeldía. Algumas críticas têm caído sobre o treinador, por sua não utilização da base.
VEJA TAMBÉM:
Nos principais jogos do ano, sim, Zubeldía usou poucos jovens, mas chegou a dar oportunidades a alguns no banco de reservas. Porém, não é nenhuma novidade que o argentino realiza forte integração com os garotos de Cotia, levando, em algumas semanas, sempre quatro ou cinco jovens ao CT da Barra Funda. O homem está de olho, e não é pouco.
O ‘NOVO’ BERALDO
O nome que sem dúvida mais impressionou o técnico do São Paulo foi o zagueiro Igão, de apenas 17 anos. Zubeldía puxou o garoto para alguns treinos e ficou espantado com o que viu, tanto que o relacionou para seu primeiro jogo como profissional dias depois.
Igão é cria de Cotia desde muito cedo. Aos 10 anos, já integrava a primeira categoria de base tricolor, no sub-11. Sempre pulando etapas, aos 15 já defendia a equipe sub-17.
O xerifinho já viralizou, inclusive, com uma preleção incentivadora ainda criança a seus companheiros de Cotia antes de um jogo, daquelas de arrepiar até a alma (clique aqui para conferir). Igão ainda terá definição do clube, se disputará a próxima Copinha, ou se Zubeldía vai querer contar com o garoto já na pré-temporada do elenco principal.
O São Paulo vê o jovem como grande joia e trata Igão nos moldes de Beraldo, fazendo a mesma transição que fez com o zagueiro que hoje defende as cores do PSG na França.
O jovem se dividiu nesta temporada, especialmente no segundo semestre. Integrou por muitas vezes os treinos na Barra Funda, foi para jogos do São Paulo no Brasileirão, mas também fez algumas partidas pela base para manter o ritmo de jogo.
LOCOMOTIVA PELA DIREITA
Ainda na defesa, Igor Felisberto é outro que tem grande expectativa do São Paulo. Com apenas 17 anos, o lateral direito foi convocado nas últimas listas da Seleção Brasileira sub-20. Tem um gol pelo Tricolor na temporada, além de quatro assistências.
É um lateral ofensivo, com grande precisão nos cruzamentos e passes em longa distância. Como ainda é muito jovem, usa muito a velocidade em seu favor, tanto para apoiar o ataque, quando para voltar rapidamente para a defesa. É nome certo que integrara o grupo de Zubeldía em um futuro não muito distante.
INTENSIDADE NO MEIO
Partindo para o meio de campo, o volante Guilherme Fumaça foi outro observado de perto por Luis Zubeldía. Passou duas semanas, assim como Igão, treinando com os profissionais na Barra Funda. Com 18 anos recém completados, é outro que está no São Paulo desde a categoria sub-11. E também já tem contrato profissional assinado com o clube.
No final da temporada 2022, o São Paulo assinou o primeiro contrato profissional com Fumaça até dezembro de 2025, com uma multa rescisória astronômica, de 50 milhões de euros (R$ 305 milhões na atual cotação) para clubes europeus e de R$ 18 milhões para equipes do futebol brasileiro.
Frequentemente convocado para as categorias de base da Seleção Brasileira, Fumaça disputou o último Mundial Sub-17 no final do ano passado. Segundo volante canhoto e de muita intensidade física, desponta como uma das grandes joias de Cotia para os próximos anos. O estilo de jogador que traz força e qualidade ao meio-campo.
Neste ano pelo sub-20, fez 29 jogos, com dois gols marcados e cinco assistências conferidas aos companheiros.
O CAMISA 10
Ainda no meio-campo, mas no setor de criação, Alves é o camisa 10 do time comandando por Allan Barcellos. Nesta temporada, são 40 jogos, com oito gols e 13 assistências distribuídas.
Oriundo de São Vicente, litoral paulista, começou no futsal do Santos e foi dispensado pelo clube após transição para o campo. Pouco depois, ainda aos 10 anos, chegou ao São Paulo para integrar o time sub-11, e foi muito bem acolhido. Meia habilidoso, cheio de recursos e de dribles rápidos e passes precisos, é uma joia a ser lapidada.
“Foi no futsal que descobri o meu estilo de jogo. Muito improviso e jogadas de toques curtos, fazendo com que eu aproveitasse muito isso ao migrar para o campo. Foi um período importante para mim e no qual até hoje ainda uso recursos dessa época nas partidas”, destacou Matheus Alves em entrevista ao portal Globo Esporte.
O CRAQUE DO TIME
Sim, o jogador mais desequilibrante desta equipe sub-20 do Tricolor é o meia-atacante Ferreira. Com 18 gols e seis assistências neste ano, é um dos grandes destaques do setor ofensivos, com arrancadas e dribles que desmontam a defesa adversária.
O São Paulo já sofreu assédio europeu pela joia e renovou com o jovem até julho de 2028, com multa de quase meio bilhão. Nascido no Rio de Janeiro, Lucas Ferreira passou pelas categorias de base do Flamengo e do Boavista antes de chegar em Cotia, para a equipe sub-15 em 2021.
Meia que pode jogar pelo meio ou pelas pontas, é forte, habilidoso e rápido, e também já frequentou alguns treinos na Barra Funda para ser observado mais de perto por Luis Zubeldia e sua comissão técnica.
EXPERIÊNCIA E BOLA NA REDE
Um dos mais experientes do time, Paulinho foi quem mais jogou pelo Tricolor de base neste ano. Foram 51 partidas, com 28 gols marcados e sete assistências na conta.
É outro Made in Cotia que está no clube desde os 12 anos, nas categorias sub-13 do Tricolor.
Passou por todas as etapas em Cotia e é um dos destaques neste ano do time. Como está próximo dos 20 anos, também vive a expectativa de ser aproveitado no time de cima.
O HOMEM-GOL
Sim, a cereja do bolo ficou por último. Ryan Francisco é a grande promessa atual da base tricolor, já com expectativa e muitos pedidos da torcida para integrar a equipe profissional em 2025.
São 35 gols e 11 assistências do camisa 9 que comemorou seu 18º aniversário recentemente, inclusive em dia de jogo do Tricolor, e é claro que ele marcou mais um.
Na temporada 2023, o garoto já havia espantado ao marcar 42 gols em 34 partidas pela equipe sub-17 do São Paulo. Renovou contrato neste fim de ano com o clube, até o fim de agosto de 2028.
Com Porto, de Portugal, e Ajax, da Holanda, monitorando o artilheiro, o Tricolor já se protegeu com multa de 60 milhões de euros. Chegou ao São Paulo em 2022, após ser dispensado das categorias de base do rival Palmeiras.
A 55ª edição da Copinha tem início em 2 de janeiro, com a grande decisão tradicionalmente marcada para o aniversário da cidade, em 25 de janeiro. Serão 128 clubes divididos em 32 grupos. O Pacaembu também foi confirmado como palco da final, após anos de ausência.
0 Comentários