Veteranos têm vínculo só até o final do ano com o Tricolor (SPFC) |
RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, procurou minimizar o impacto interno no elenco com a não definição do clube sobre a permanência ou não dos dois jogadores mais experientes do plantel: o lateral-direito Rafinha e o volante Luiz Gustavo.
Em entrevista ao portal 'Globo Esporte', o dirigente disse que a "decisão vai ser tomada em um momento correto". Mas enfatizou que o plano no Tricolor é contar com eles.
"Não nos atrapalha. São jogadores que a gente tem uma relação muito boa, jogadores importantes e que dão um exemplo para que ninguém converse sobre isso agora. Se Rafinha e Luiz começam a falar de renovação agora, todo mundo pode, certo? Isso pode tirar o foco da competição. Então, Rafinha e Luiz, como líderes, mostram que agora não é hora de conversar disso. Vamos conversar quando acabar o campeonato. Tem um mês de férias. Neste momento, estamos contando com eles (para 2025)", disse.
Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR revelou nos últimos dias, o próprio técnico Luis Zubeldía pediu a permanência da dupla no Tricolor para 2025 nas reuniões de planejamento que já ocorrem internamente.
Com a eminente classificação à próxima edição da Copa Libertadores, prerrogativa estabelecida pelo presidente Julio Casares para a permanência de Zubeldía no cargo, suas indicações e avaliações serão levadas mais em consideração, alertam fontes consultadas pela reportagem.
E a primeira delas é negociar a permanência do volante e lateral-direito.
Os indícios são de que não será algo difícil.
Prestes a completar 40 anos, Rafinha inclusive já tem conversas prévias com Casares para prorrogar contrato, conforme revelou o AMT.
Os papos começaram na última semana após o veterano sinalizar que quer sim continuar a carreira. Na alegação interna, está a satisfação pela rotina no São Paulo e a adaptação da família à capital paulista.
A permanência de Rafinha era um desejo especial de Casares. O dirigente possui relação próxima com o lateral e o enxerga como um líder positivo dentro do plantel. Considera que será importante tê-lo por perto no ano que vem, quando o elenco será abastecido primordialmente com promessas de Cotia que serão promovidas e deverão ganhar mais oportunidades mediante à promessa de austeridade financeira estabelecida pelo fundo de investimentos.
O AVANTE MEU TRICOLOR revelou que as conversas até agora mostram alinhamento entre Rafinha e São Paulo na questão financeira. Resta apenas o tempo de contrato que pode ser de três meses (apenas parda o Campeonato Paulista) ou um ano.
O veterano tinha duas propostas concretas para funções fora do campo, ambas de auxiliar. Uma delas de Filipe Luís, seu ex-colega de Flamengo e que atualmente dirige o time carioca. Outro de Jorge Jesus, que treinou ambos na Gávea e atualmente está na Arábia Saudita.
A incógnita era quanto a Luiz Gustavo. O volante de 37 anos até tem cláusula que permite uma renovação por mais uma temporada sem maiores burocracias, mas tinha prometido responder a diretoria sobre sua aposentadoria ou não apenas no final do ano.
Sua permanência é tratada como exigência por Zubeldía, admirador do vigor físico e tático do jogador, que virou titular absoluto com a contusão de Pablo Maia, mas ficou marcado pela torcida pelas falhas na eliminação tricolor para o Botafogo nas quartas de final da Libertadores deste ano.
Além da dupla, Belmonte também reiterou informações que o AMT revelou nos últimos dias sobre outros nomes do plantel que estão na mira para terem a prorrogação de contrato.
"Tirando o Liziero, que a gente já fez uma primeira conversa, vale muito o que eu falei sobre Rafinha e Luiz Gustavo: a gente vai esperar terminar a temporada. Óbvio que tanto o Alan quanto o Rafael nos interessam, a gente quer renovar, quer continuar com eles. Alan tem talvez a melhor temporada dele, o Rafael provou mais uma vez a importância dele no jogo contra o Bahia, com duas defesas dificílimas. E é também um dos líderes do nosso elenco. Então, são dois atletas que a gente pretende renovar", concluiu.
0 Comentários