Molecada da base durante jogo da Copa do Brasil sub-20 (Rubens Chiri/SPFC) |
RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
A informação trazida à tona nesta quinta-feira (7), de que a CBF poderá iniciar os estaduais de 2025 logo na primeira semana de janeiro (uma forma de conseguir o Campeonato Brasileiro durante a disputa do tal Super Mundial de Clubes), pegou o São Paulo literalmente 'de calças curtas' - apesar do clube ter votado favorável ao projeto apresentado pela entidade máxima de futebol.
Fontes ouvidas pelo AVANTE MEU TRICOLOR durante a tarde e noite revelaram que o clube tricolor iniciará já na próxima semana reuniões internas dos departamentos de futebol, profissional e base, para traçar o que fazer.
E o plano original, de usar o Campeonato Paulista como espécie de laboratório de jogadores do sub-20 que estão se destacando e deverão ser promovidos, deverá ser mantido. Mas de maneira mais extrema agora.
A tendência discutida internamente é a de montar uma espécie de grupo B no Estadual, ou seja, reservas, para dar apoio aos garotos que serão inscritos. Isso já que a expectativa são-paulina era até a de talvez conseguir adiar sua estreia no Paulistão (usualmente marcada para o dia 22 de janeiro, quando retorna dos EUA) para ir com força máxima em toda a competição.
Caso o Paulistão se inicie mesmo na primeira semana do ano, o jeito vai ser abdicar do Estadual. Isso porque titulares e demais nomes importantes do plantel embarcam dia 8 daquele mês para a pré-temporada estadunidense, onde ficam até o dia 22.
No período, o Tricolor irá disputar duas partidas. A primeira contra o Cruzeiro, no dia 15, no Inter&Co Stadium, e a segunda no dia 19, desta vez no Chase Stadium, contra um adversário que ainda será anunciado nos próximos dias.
Estava definido em reuniões internas com a comissão técnica de Luis Zubeldía que o clube levará aos EUA um grupo de 34 jogadores, com 4 goleiros e 30 atletas de linha.
Caso a alteração da CBF se confirme, o Tricolor deve a princípio reduzir esse número de atletas, cortando principalmente o número de jovens, já que a prioridade deles seria jogar o Paulistão.
Parece simples, mas o São Paulo ainda depende de outras duas facas para descascar o abacaxi.
A primeira se chama Copa São Paulo de juniores. Que caso se confirme a utilização do sub-20 como time principal, automaticamente forçaria a utilização do sub-17 como base na mais tradicional competição de base do país.
A outra é a Copa Libertadores. O Tricolor está virtualmente classificado para a competição, mas não sabe em que fase. Depende de títulos de Flamengo e Botafogo nesta temporada para saber se estará na fase preliminar ou de grupos, o que mexe completamente no calendário.
Se ficar na pré-Liberta, o clube do Morumbi inicia a disputa continental logo no fim de janeiro, o que ajudaria a afastar por completo a presença de titulares e peças importantes pelo menos nas rodadas iniciais do Paulistão.
A CBF ainda não divulgou oficialmente o calendário de 2025. O esboço depende da aprovação de patrocinadores, TVs que transmitem os campeonatos e federações, o que deve acontecer somente no decorrer da próxima semana. Só os clubes das séries A e B deram o seu aval até agora.
Antecipar os Estaduais (encurtando férias dos jogadores), mantendo suas 16 datas, foi a forma encontrada pela CBF para poder iniciar o Brasileirão antes da data prevista e, desta forma, poder parar a competição nacional por quatro semanas para a disputa do Super Mundial, que terá Palmeiras, Flamengo e Fluminense.
Inicialmente, a CBF não planejava paralisar o Brasileirão durante o Super Mundial e tentaria antecipar ou adiar jogos dos clubes participantes. Mas houve entendimento que isso prejudicaria a isonomia da competição, por isso o ideal é parar totalmente o calendário nacional durante a competição da Fifa.
Os Campeonatos Estaduais começariam entre 7 e 8 de janeiro de 2025. Nesta temporada, as competições foram iniciadas entre 20 e 21 de janeiro.
As férias dos atletas seriam em dezembro de 2024, a partir do dia 9, após o fim do Campeonato Brasileiro. Portanto, mesmo clubes da elite que não estejam em torneios de pré-temporada deverão começar os Estaduais com equipe reservas, já que seus titulares estarão retornando das férias.
A previsão é que as finais dos Estaduais sejam em 16 de março, um domingo. O Brasileirão começaria no final de semana seguinte, 22 e 23 de março. Em 2024, a competição nacional começou em 14 de abril.
A abertura do Super Mundial acontece em 15 de junho, mas os clubes devem chegar aos Estados Unidos entre 10 e 12 de junho, quando o Brasileirão pararia. A final é em 13 de julho, quatro semanas depois.
Nesse período, os clubes brasileiros que não jogarem a competição da Fifa podem dar férias aos seus atletas, já que o Brasileirão terá que se estender por dezembro para poder ser concluído. A data da última rodada está em discussão, mas deve ser em 14 ou 17 de dezembro.
A CBF avalia finalizar a Copa do Brasil em outubro. A Supercopa entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil de 2024, que será no estádio Mangueirão, em Belém, deve ocorrer em fevereiro.
A Conmebol definiu que a final da Copa Libertadores será em 29 de novembro de 2025, em local a ser definido, e a da Copa Sul-Americana em 22 de novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
0 Comentários