Dirigentes conversam com Zubeldía no CT (Instagram) |
RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilinoo
O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, confirmou nesta quinta-feira (5), em entrevista ao portal 'UOL', que o clube deverá ter uma base repleta de jovens das categorias de base para sua estreia no Campeonato Paulista de 2025, no final de semana do dia 19 de janeiro (domingo), contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. Isso por conta da pré-temporada agendada para acontecer nos EUA.
Segundo o dirigente, para esta partida o Tricolor contará com jogadores que estarão disputando a Copa São Paulo de juniores entre os relacionados.
"Se nada mudar, de primeiro momento, é importantes eles (meninos da base) disputarem a Copa São Paulo e ficarem no banco contra o Botafogo-SP, quando mandaremos dos EUA pra cá de 11 a 12 atletas do elenco principal e o banco seria composto pelos meninos que estariam disputando a Copinha. Essa é nossa ideia inicial. Talvez o Zubeldía faça algum pedido para contar com algum atleta e tomaremos a decisão de forma conjunta", disse.
Ainda em sua entrevista ao 'UOL', Belmonte revelou os nomes do sub-20, recém-campeão da Copa do Brasil da categoria, que chamam a atenção de Zubeldía e deverão ser promovidos de imediato para trabalharem no profissional: o atacante Ryan Francisco, o volante Hugo Leonardo e os meias Matheus Alves e Ferreira. Todos foram citados nominalmente pelo dirigente.
Mesmo assim, no entanto, o dirigente apontou que considera fundamental para a formação das revelações que elas disputem a Copinha pelo Tricolor para ganharem mais experiência. Por isso não viajarão aos EUA.
A maior expectativa é sobre Ryan Francisco, diamante bruto de Cotia, que cativa a torcida com os 35 gols marcados em 46 jogos disputados pelo sub-20 no ano.
Belmonte ainda deixou escapar que muito provavelmente Zubeldía retornará dos EUA para dirigir o São Paulo no compromisso do Paulistão.
"Ele entendeu a importância de usar a base e está sendo nosso parceiro neste momento", disse.
BAGUNÇA
Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR revelou, com o título do Botafogo na Copa Libertadores deste ano, a equipe do Morumbi garantiu matematicamente a sua classificação direta à fase de grupos da competição continental na próxima temporada e conseguiu adiar a estreia no Paulistão, originalmente marcada para o dia 15 de janeiro, diante da Inter de Limeira, no Morumbi. A nova data do confronto ainda não foi revelada pela Federação Paulista de Futebol.
O São Paulo viajará para Orlando em 8 de janeiro (quando se reapresentará após entrar em férias no próximo dia 9 de dezembro). A volta ao Brasil está prevista para o dia 20.
O Paulistão terá seu início no mesmo dia programado para a partida do Tricolor contra o Cruzeiro, pela FC Series, em Orlando, na Flórida.
No dia 19, o clube do Morumbi encara o Flamengo, no último compromisso da FC Series.
O AMT já havia antecipado que o plano inicial rascunhado, que deverá ser oficializado nesta semana, inclui que todos os jogadores do plantel viajem aos EUA com o técnico Luis Zubeldía para os trabalhos de pré-temporada.
A partir daí, após os treinos e o duelo contra o Cruzeiro, a parte do elenco que não será utilizada no jogo ante o Flamengo retorna ao Brasil para jogar o primeiro desafio pelo Paulistão.
A informação até então era que esse grupo seria comandado provavelmente pelo auxiliar Maxi Cuberas, que eventualmente é o substituto de Zubeldía quando este está suspenso. Portanto, a tendência é que Cuberas seja o comandante ante o Flamengo.
A definição do elenco da base que será inscrito para disputar a Copinha deverá acontecer só após o derradeiro jogo do Brasileirão contra o Botafogo, no próximo final de semana.
Casares ainda tentava fazer com que a FPF adiasse não só um, mas os quatro primeiros jogos do Tricolor no Paulista, visando todas as datas vagas da fase preliminar da Libertadores, mas o fato é que isso deixaria o São Paulo e a definição do seu grupo muito em cima do início das quartas de final do Estadual.
CALENDÁRIO CAÓTICO
Por causa de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o Botafogo, o próximo Campeonato Brasileiro será paralisado por cerca de quatro semanas por completo.
E aí que a reação em cadeia é avassaladora. Os estaduais tiveram seu início programado para a segunda semana de janeiro (dia 8) e o próprio Brasileirão terá seu fim programado para a segunda quinzena de dezembro.
Ou seja, quem não disputará a competição mirabolante bolada pela Fifa para ganhar mais dinheiro e tentar rivalizar em importância com a Liga dos Campeões da Uefa, que se lasque.
E a solução encontrada pela entidade chefiada por Ednaldo Rodrigues será a de os clubes darem apenas 15 dias de férias aos jogadores após o fim do atual Brasileirão (previsto para 8 de dezembro). O restante do período de justo descanso aos atletas seria concedido justamente na pausa forçada da principal competição nacional, em junho de 2025.
O Tricolor tentará voltar às glórias no Paulistão do próximo ano. Após sair de uma fila de títulos na edição 2021, o clube perdeu a final de 2022 para o rival Palmeiras e foi eliminado seguidamente em 2023 e 2024 nas quartas de final, ambas nos pênaltis, mesmo tendo o mando de campo.
O regulamento da competição estadual continua o mesmo dos últimos anos: os 16 clubes são divididos em quatro grupos de quatro equipes. Na primeira fase, cada clube joga em turno único contra os 12 adversários das outras chaves, sem confrontos diretos com rivais do grupo. Classificam os dois primeiros de cada grupo, que fazem o duelo em jogo único das quartas de final na casa do melhor colocado. Somente a final é eliminatória de ida e volta.
0 Comentários