Yeison Guzmán em duelo contra o Tricolor, no Morumbi (Alexandre Schneider/Getty Images) |
RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
De olho no mercado atrás de opções para a função de meia-atacante em 2025, mas esbarrando nas cifras infladas do mercado, o departamento de scout do São Paulo analisou nas últimas semanas o nome de Yeison Guzmán.
Não conhece?
O jogador de 26 anos já foi apontado como uma das maiores joias do futebol colombiano. Era comparado com... James Rodríguez. Sim, ele mesmo, que passou sem deixar saudades pelo Morumbi.
O motivo vai muito além da habilidade e capacidade de visão de jogo. Guzmán foi revelado pelo Envigado, mesmo clube modesto do país vizinho onde o astro, hoje no Rayo Vallecano, da Espanha, deu seus primeiros passos no futebol.
Mas Guzmán ganhou notoriedade mesmo no Brasil em 2021, quando foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro, então na Série B, mas desistiu de ir para os mineiros jogar a Segundona e se mandou para o Atlético Nacional, um dos gigantes de seu país.
Após todo o roteiro tradicional, de notícias de interesse de clubes europeus, Guzmán se transferiu do Atlético Nacional ao Tolima dois anos depois.
A informação do monitoramento são-paulino foi apurada pelo AVANTE MEU TRICOLOR junto às fontes do cotidiano são-paulino no CT da Barra Funda.
A reportagem ouviu que o nome de Guzmán foi levado ao scout por empresários contatados para mapear reforços na América do Sul.
Significa que o colombiano está na mira certa e o Tricolor fará proposta? Longe disso. O nome ainda é debatido internamente.
Bem, oportunidade para vê-lo, os dirigentes tricolores tiveram. Afinal ele foi titular no jogo que o clube do Morumbi fez contra o Tolima em casa pela fase de grupos da Copa Sul-Americana do ano passado. E goleou por impiedosos 5 a 0. No 0 a 0 na Colômbia, começou no banco e entrou no decorrer do segundo tempo.
Destro, Guzmán tem contrato até o final do ano que vem pelo clube conhecido mundialmente por ter eliminado o Corinthians na pré-Libertadores. Seu valor de mercado beira os R$ 17,8 milhões. Ou seja, dentro das limitações financeiras atuais do Tricolor.
Versátil e veloz, Guzmán tem capacidade de atuar pela ponta ou fazer o segundo atacante, apesar de ser considerado um meia-armador clássico raro. Mas as críticas da imprensa colombiana é de que se trata de um jogador pouco competitivo. Apesar da temporada fora de série: com 18 gols e nove assistências em 41 jogos.
1 Comentários
E o Jean Carlos ex Náutico e hoje no Juventude! Sou Pernambucano e também torço pelo Náutico e vi muitos jogos dele. Um meia armador de muita qualidade além de muito rápido e bom na recuperação de bola ainda no ataque. Um reforço menos badalado mas muito eficiente.
ResponderExcluir