![]() |
Veterano em partida pelo Athletico-PR no ano passado (Heuler Andrey/Getty Images) |
RAFAEL EMILIANO
@rafaelemilianoo
Empresários ligados ao volante Fernandinho procuraram dirigentes do São Paulo sugerindo o nome do veterano de 39 anos, desempregado desde o final do ano, quando rescindiu o seu contrato com o Athletico-PR.
A informação foi confirmada ao AVANTE MEU TRICOLOR por fontes da alta cúpula do futebol são-paulina
Foi o passo mais concreto dado entre as partes desde que o nome de Fernandinho começou a ser ventilado no Morumbi.
Conforme a reportagem revelou no final de fevereiro, o nome do veterano volante foi cogitado internamente. Primeiro para substituir Pablo Maia, afastado dos gramados após fazer uma cirurgia.
Fernandinho, que fará 40 anos em maio, é amigo pessoal de Luiz Gustavo, o que poderia servir como um facilitador da negociação. E agora, com o desfalque do são-paulino por conta de um tromboembolismo pulmonar diagnosticado, o estafe do jogador que disputou as duas últimas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira acharam que haveria o interesse do São Paulo.
Bem, a diretoria tricolor analisou o nome de Fernandinho e, oficialmente, não houve interesse no veterano. Mas o motivo pode ser outro. Em fevereiro o São Paulo já sinalizara que a ideia era perguntar se o jogador estaria disposto a aceitar um salário abaixo do que recebia no Athletico-PR e um contrato de produtividade curto (como os de Sabino e Cédric Soares). O que não teria sido aceito.
A preocupação maior do São Paulo seria a financeira mesmo. Asfixiado com o teto de gastos imposto pelo fundo de investimentos que assinou nesta temporada para o pagamento de dívidas, a diretoria sabe que Fernandinho negociou e recusou outros clubes. Atlético-MG e Fluminense foram alguns dos interessados que procuraram o jogador e não conseguiram avançar em um acordo.
A chance de Fernandinho acertar virou quase nula, pelo fato da janela de transferências para atletas que atuaram nos estaduais ou que estejam desempregados fechar nesta quinta-feira (10).
O problema de saúde inesperado do veterano complica as coisas ainda mais para o técnico Luis Zubeldía, que ganha o sexto desfalque clínico no Tricolor, sendo o terceiro volante. Além de Luiz Gustavo, Hugo Leonardo e Pablo Maia estão fora dos trabalhos se recuperando de cirurgias a qual foram submetidos.
Sem o veterano, Zubeldía conta apenas com Negrucci, promovido das categorias de base, como opção de primeiro volante. Há ainda Bobadilla e Marcos Antônio como alternativas de volância, apesar dos dois basicamente terem características mais ofensivas.
Recentemente, o clube do Morumbi anunciou que Luan, que vinha treinando em separado após retornar de empréstimo do Vitória no início do ano, foi reintegrado e iniciou os treinos com o restante do elenco. Apesar da expectativa pela sua reutilização (e agora da necessidade), o próprio Zubeldía revelou em entrevista coletiva que espera uma melhor recuperação física do jogador antes de pensar em relacioná-los para as partidas.
O Tricolor tentou, após a cirurgia de Pablo Maia, selar a contratação de Thiago Mendes, com quem tem um acordo verbal. Mas o volante, que já passou pelo Morumbi, não conseguiu a liberação do clube do Catar com quem tem vínculo até junho. Com isso, caso sua contratação seja efetivada, ele viria apenas para o segundo semestre.
0 Comentários