Arboleda está de volta ao São Paulo.
Após ser afastado e treinar em separado do elenco desde maio, após passar quase um mês desaparecido por abandonar o clube, o zagueiro equatoriano de 34 anos foi reintegrado ao elenco nesta terça-feira (23).
Ele receberá autorização para retomar os treinamentos com o grupo nos próximos dias e passará a ser uma opção para o técnico Dorival Júnior na sequência da temporada.
O martelo foi batido nesta manhã. Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR apurou, Arboleda se reuniu com o elenco e funcionários do CT, pediu desculpas pelo ato de indisciplina e recebeu como resposta aplausos. Sim, o zagueiro foi aplaudido e festejado pelos colegas, mesmo deixando eles na mão.
VEJA TAMBÉM:
>> Já eliminado, São Paulo vence o Fortaleza com gol de joia já vendida no Brasileiro Sub-20
>> Sem estádio em dois jogos, São Paulo conhece datas e detalhes das próximas seis rodadas do Brasileirão
>> Rui Costa contratou um jogador por mês no São Paulo, mas só nove deles se firmaram como titular
>> Não é possível que Arboleda será reintegrado pelo São Paulo após a patifaria que fez
>> Sem Rui Costa, São Paulo dá cartada para destravar negociação por Newton com Botafogo
Foi a deixa que Rafinha, que exerce papel temporário de chefão do futebol são-paulino, precisava para selar o perdão ao jogador e convencer o presidente Harry Massis a dar o perdão, recusado pelo demitido Rui Costa e defendido por Dorival, desesperado pela carência de opções ao setor defensivo da equipe.
Uma reviravolta e tanto para quem estava na iminência de sofrer uma rescisão contratual por justa causa.
Arboleda realizava atividades em horários alternativos e separado do plantel desde o início de maio, após um período de quase um mês de ausência não justificada. O afastamento ocorreu depois que o atleta não se apresentou para a partida contra o Cruzeiro, no dia 4 de abril, e viajou ao Equador sem o aval da diretoria.
Mudança de postura e carência no setor
A cúpula são-paulina inicialmente descartava o retorno do atleta. Durante a coletiva de apresentação de Dorival Júnior, o então executivo de futebol Rui Costa declarou publicamente que o defensor não seria reintegrado. Contudo, a demissão do dirigente, oficializada no último final de semana, alterou o panorama nos bastidores e viabilizou a volta do zagueiro.
Desde que assumiu o comando da equipe, Dorival Júnior não havia se oposto à reintegração do equatoriano. Diante de desfalques e problemas físicos no setor defensivo, o treinador já cogitava internamente a possibilidade de utilizar o atleta.
Perda de espaço e sondagens no mercado
Antes do ato de indisciplina, Arboleda havia perdido espaço no time titular sob o comando do ex-técnico Roger Machado. A última atuação do zagueiro entre os 11 iniciais ocorreu no dia 1º de março, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. Seu último jogo oficial foi em 21 de março, também contra o rival alviverde, pelo Campeonato Brasileiro, quando entrou no decorrer da partida.
Durante o período em que esteve afastado, o defensor atraiu o interesse de outras equipes do cenário nacional. O São Paulo chegou a receber uma proposta oficial do Vitória por empréstimo, mas recusou os termos financeiros oferecidos. O rival Santos também manifestou interesse e realizou sondagens pelo atleta, porém as conversas não evoluíram para uma negociação definitiva.
Clubes como Athletico-PR, Atlético-MG, Vasco e LDU manifestaram interesse, mas apenas se o jogador fosse de fato dispensado pelo São Paulo. Com a informação em mãos, o clube do Morumbi travou a saída, caminho natural em meio ao ato de indisciplina.
Importante ressaltar que a volta de Arboleda não significa o fim da busca por jogadores da posição. O clube entende que precisa de pelo menos mais uma opção para o setor, desfalcado pela saída repentina de Dória, que pediu a rescisão contratual após ter recebido ameaças de torcedores nas redes sociais.
O DIA NO CT
Com atividades em dois períodos nesta terça-feira (23) no CT da Barra Funda, o Tricolor deu sequência aos ajustes na intertemporada nesta pausa para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Pela manhã, o elenco abriu o dia com exercícios de mobilidade e aceleração orientados pela preparação física. Em seguida, divididos em três equipes, os atletas realizaram um treino de posse de bola, com objetivo em circulação rápida, viradas de jogo e pressão na marcação.
Na sequência, o técnico Dorival Júnior e a sua comissão técnica formaram dois times para um enfrentamento que utilizou uma área maior do campo.
Já no período da tarde, o grupo trabalhou com os preparadores físicos na academia antes de seguir para o gramado, onde realizou dois treinamentos: enfrentamento de três contra três e uma nova atividade entre dois times.
Nesta quarta-feira (24), o São Paulo seguirá com o cronograma de preparação para as retomadas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.










