Entenda a ‘cópia’ da Champions League que o Paulistão quer adotar em 2026 com a mudança no calendário brasileiro

Paulistão ainda briga por mais uma rodada com a CBF após as alterações (Foto: rafaelribeirorio/CBF)

Após o anúncio na tarde de quarta-feira (1) do novo calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, ficou definido pela CBF que os campeonatos estaduais terão 11 datas (antes eram 16) para suas disputas. A FPF, no entanto, briga para que o Campeonato Paulista tenha uma rodada a mais para disputa.

Com um formato parecido a nova Champions League na Europa, o Paulistão deve ganhar a nova data. O pedido está sendo avaliado pela CBF, mas deve ser aceito pela federação.

A redução de datas para as federações fará com que a FPF mude o formato do Paulistão, inspirado na Liga dos Campeões, segundo divulgou inicialmente o Estadão. A ideia é ter uma fase inicial com oito rodadas em sistema de pontos corridos, mas nem todos os clubes se enfrentariam. Isso faria com que todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos estivessem garantidos.

ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> São Paulo x Fortaleza: onde assistir, desfalques e horário para o próximo jogo pelo Brasileirão
>> SE VIRA, CRESPO: Zaga totalmente desfalecida no São Paulo e Lucas poupado visando o clássico
>> Reforço neste ano, joia relacionada por Crespo pela 1ª vez já jogou como profissional: conheça mais sobre Isac
>> ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO: Crespo tem volta de Oscar e relaciona jovem de 19 anos para enfrentar Fortaleza
>> MUDOU TUDO: CBF anuncia novo calendário do futebol nacional com diminuição de jogos do São Paulo a partir de 2026
>> Ingressos para São Paulo x Palmeiras: vendas abertas! Veja preços e cronograma para o jogo do Brasileirão

Como funciona?

Um sorteio inicial com potes separados definiria os confrontos de cada time na 1ª fase do Paulistão, assim como ocorre na Champions atual. Ao final das oito rodadas, os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, que devem seguir em jogo único, assim como a semifinal, com mando do time de melhor campanha. Já a grande final se mantém em duas partidas, na casa de cada participante. Dois times seguem sendo rebaixados.

A princípio, os estaduais estão marcados entre 11 de janeiro e 15 de março. Caso tenha concedida uma data a mais, o Paulistão pode começar alguns dias antes no primeiro mês do ano.


Até esta temporada de 2025, eram 16 datas destinadas ao Paulistão, que tinha 12 rodadas iniciais antes das finais. Até o próximo mês, as federações devem anunciar oficialmente o novo formato do estadual de São Paulo.

Apesar da FPF avaliar que este novo formato permitirá privilegiar partidas mais atrativas em sua competição, o presidente da CBF, Samir Xaud, disse que a Federação acabou sendo a mais prejudicada com as mudanças de calendário.

“Em relação às federações, a Federação Paulista foi a mais prejudicada, entre aspas, nesse sentido. Acredito, sim, que o presidente Reinaldo é um líder, um gestor nato e vai compreender o que nós pretendemos e entendemos que é o melhor para o futebol brasileiro”, admitiu Xaud aos jornalistas após o anúncio no Rio de Janeiro.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *